FIDI: a fundação que realiza 5 milhões de exames de imagem por ano


A  FIDI realiza, aproximadamente, 14 mil laudos por dia. Foto: Divulgação

A FIDI realiza, aproximadamente, 14 mil laudos por dia. Foto: Divulgação


Esta é uma matéria da série Conheça nossas associadas. Clique aqui para ler os outros textos publicados.

Ajudar a salvar vidas e transformar a saúde: foi com esse propósito que a FIDI - Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem nasceu há 36 anos. Ela é uma Fundação privada sem fins lucrativos que reinveste 100% de seus recursos em assistência médica à população brasileira, por meio do desenvolvimento de soluções de diagnóstico por imagem, realização de atividades de ensino, pesquisa e extensão médico-científica, ações sociais e filantrópicas.

Fundada em 1986 por médicos professores integrantes do Departamento de Diagnóstico por Imagem da Escola Paulista de Medicina, atual Universidade Federal de São Paulo, hoje é a gestora de serviços de diagnóstico por imagem de mais de 80 hospitais da rede pública de saúde, sendo a maior prestadora de serviços de diagnóstico por imagem do SUS.

A atuação da FIDI começou já no início do Sistema Único de Saúde, quando passou a realizar a gestão do parque tecnológico e a execução dos exames radiológicos dos hospitais públicos da cidade de São Paulo. Foi nos anos 2000, porém, que a atividade cresceu. Em 2005 a FIDI firmou parceria com o Estado de São Paulo e em 2012 com o Estado de Goiás. Desde então, representa aproximadamente 7% dos diagnósticos do SUS no Brasil, já tendo realizado 50 milhões de exames nos últimos 10 anos.

Hoje, a FIDI atingiu a marca de aproximadamente 14 mil laudos por dia, realizando exames de:
  • Ressonância Magnética
  • Tomografia Computadorizada
  • Ultrassonografia
  • Raios-X
  • Mamografia
  • Densitometria Óssea
  • Biópsias guiadas por Ultrassonografia e Tomografia Computadorizada
  • Hemodinâmica
  • Ecocardiograma
“Atualmente, nosso maior desafio é ingressar no mercado privado. Já somos uma Fundação com grandes conquistas e reconhecimento no setor público, atuando inclusive com hospitais de média e alta complexidade. Nossa experiência com o SUS nos dá capacidade e respaldo para atuar em hospitais e clínicas privadas”, diz Marcelo Cunha, CEO de FIDI.


Marcelo Cunha: “Nosso maior desafio é ingressar no mercado privado”.

Marcelo Cunha: “Nosso maior desafio é ingressar no mercado privado”.



A FIDI e as novas tecnologias

A Fundação sempre investiu na telemedicina e em novas tecnologias, para atender cada vez mais e melhor a população. Com uma Central de Laudos com certificação ISO 9001, funcionando 24 horas por dia, 7 dias por semana, o paciente realiza o exame em uma das unidades da FIDI e as imagens são enviadas ao médico, que examina e devolve o laudo para o hospital, reduzindo significativamente o tempo de espera.

A FIDI realiza, em média, 5 milhões de exames por ano. E atende uma média de 1,85 milhão de pacientes anualmente.

A FIDI também é responsável pela gestão das carretas de mamografia do programa estadual “Mulheres de Peito”. O projeto existe desde 2014 e as unidades móveis já percorreram mais de 300 municípios. No total, já foram realizadas cerca de 230 mil mamografias, 7 mil ultrassons, 700 biópsias, e mais de 2 mil mulheres foram encaminhadas para exames complementares e/ou início do tratamento oncológico em unidades estaduais especializadas.

O trabalho das carretas se intensifica em outubro, quando a FIDI promove o projeto Todos pelo Rosa, que atende gratuitamente, nas unidades móveis, mulheres acima de 40 anos em situação de vulnerabilidade social. As pacientes recebem o resultado do exame na hora.


Ação Todos pelo Rosa em 2021. Foto: Divulgação

Ação Todos pelo Rosa em 2021. Foto: Divulgação



Por duas vezes, a FIDI recebeu o prêmio Referências da Saúde 2019 e 2020, na categoria Qualidade Assistencial, e por três vezes foi medalhista em desafios internacionais de aplicação de inteligência artificial no diagnóstico por imagem, propostos na conferência anual da Sociedade Norte-Americana de Radiologia, considerado o maior congresso do setor no mundo. Ao final de 2020, a Central de Laudos da FIDI obteve a certificação ISO 9001:2015 de Gestão da Qualidade, pela International Organization for Standardization.

A FIDI considera muito importante a contribuição oferecida pela APF, da qual é associada. “A contribuição da AFP é fundamental para a FIDI na constante atualização e orientação sobre a legislação pertinente às entidades filantrópicas, na área de saúde e de interesse comum entre as fundações, além de ser uma associação de credibilidade para nos representar”, diz Marcelo Cunha.

Linha do tempo
  • 1986: Surge o Instituto de Diagnóstico por Imagem da Escola Paulista de Medicina.
  • 2001: A convite da prefeitura de São Paulo, a FIDI começa a atuar em 42 unidades de saúde.
  • 2005: A FIDI é contratada pelo Governo do Estado de São Paulo.
  • 2006: A FIDI deixa de ser Instituto e passa a ser denominada Fundação.
  • 2008: A FIDI passa a gerenciar a área de diagnóstico por imagem do IAMSPE - Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo.
  • 2009: A FIDI ganha status de Organização Social, expandindo sua atuação no Brasil.
  • 2010: A FIDI atinge a marca de 3 milhões de exames realizados em um ano.
  • 2012: A FIDI é contratada pelo Governo do Estado de Goiás.
  • 2013: A FIDI começa a atuar no HSPM em São Paulo.
  • 2014: A FIDI atinge a marca de 4 milhões de exames realizados em um ano.
  • 2018: A FIDI atinge a capacidade de realização de 5 milhões de exames por ano e mais de 80 unidades.
  • 2019: A FIDI é premiada pela RSNA, maior congresso de radiologia do mundo.
  • 2020: A FIDI está presente de forma decisiva no sistema de saúde pública em mais de 88 unidades nos estados de SP e GO.
  • 2021: A FIDI recebe o selo de “Excelente Empresa Para se Trabalhar” (GPTW).
Quer saber mais sobre a FIDI? Visite o site