Fealq: destaque no apoio a pesquisas do agronegócio e geração de novos conhecimentos


Fealq

A Fealq é uma fundação de apoio ao gerenciamento de parcerias e pesquisas sobre o agronegócio. Foto: Divulgação


Esta é uma matéria da série Conheça nossas associadas. Clique aqui para ler os outros textos publicados.

Em meados da década de 1970, na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da USP, referência nacional e internacional em pesquisa sobre as temáticas do agronegócio, docentes demandavam apoio gerencial para dar vazão a toda sua capacidade produtiva. Era um período de grande dinamismo das pesquisas aplicadas às ciências agrárias. E se fazia necessário pesquisar mais, comunicar o que se desenvolvia, intensificar o diálogo e as parcerias com a sociedade.

Surgiu, então, a ideia de criar uma fundação de apoio ao gerenciamento de pesquisas e parcerias: a Fealq - Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz.
Desde então, a Fealq é entidade de direito privado, sem fins lucrativos, que regulamenta a gestão administrativa e financeira de projetos desenvolvidos na USP com instituições públicas e privadas, nacionais ou estrangeiras.

A Fealq é a “porta de entrada” para o relacionamento entre docentes e pesquisadores da USP e empresas, órgãos de governo e demais instituições. Sediada em Piracicaba, interior do estado de São Paulo, atualmente a Fealq gerencia projetos da Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), do Cena/USP (Centro de Energia Nuclear na Agricultura) e da FZEA/USP (Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos), de Pirassununga.

Parceiros da Fealq recebem suporte jurídico, administrativo, financeiro e trabalhista para a realização de pesquisas, eventos ou cursos (presenciais e a distância). Equipes administrativa e jurídica se disponibilizam a participar desde o acerto dos termos com o parceiro externo (público ou privado) até a oficialização plena do contrato junto às instâncias competentes da Universidade de São Paulo ou com instituição privada.

Paralelamente à gestão de projetos variados, a Fealq atua na publicação de livros de pesquisadores e edita a “Revista de Agricultura” (internacional), uma das mais antigas no meio científico brasileiro. A Fundação é também apoiadora de startups voltadas à inovação no agronegócio.

A Fealq é uma das fundadoras da APF, ou seja, integra o grupo de associadas desde 1998. “A Associação Paulista de Fundações proporciona às suas associadas um apoio importante por meio de eventos que trazem especialistas para as temáticas de interesse das fundações, tais como a pauta ESG e a inclusão. Além disso, representa as fundações junto às diversas esferas do governo, atuando de modo a preservar os benefícios alcançados pelas entidades que mesmo sendo de direito privado, dedicam-se a causas coletivas e/ou pública”, fala a gerente administrativa e financeira da Fealq, Ana Flávia de Faria Guimarães.


Fazenda Figueira

No ano de 2000, a Fealq recebeu a doação da fazenda Figueira, no município de
Londrina, no Paraná. Da área total da propriedade, de 3.686 hectares, 40% são dedicados à preservação ambiental.

A propriedade é usada para experimentos de diferentes universidades e centros de pesquisa e em projetos com parceiros privados. O objetivo é que seus trabalhos validem tecnologias e arranjos produtivos que proporcionem maior rentabilidade aos pecuaristas de corte.

Fazenda Figueira

Casa sede da Fazenda Figueira, da Fealq, em Londrina (PR). Foto: Divulgação


45 anos de Fealq

A Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz completou 45 anos em 2021 e redesenhou a equipe. Além disso, lançou o Portal do Coordenador, uma plataforma que amplia a transparência e facilita o controle dos recursos financeiros pertencentes a cada projeto desenvolvido com o apoio da entidade.

A Fealq também tem cuidado do fortalecimento de sua imagem, se posicionando com foco na responsabilidade para construção de um mundo melhor e na valorização do ser humano.


Projetos de destaque da Fealq

Equoterapia
O projeto social Equoterapia da Esalq/USP já fez aproximadamente 37 mil atendimentos em 21 anos de história. Concebido para executar atividades de Ensino, com a formação de novos equoterapeutas para outros municípios; Pesquisa (sobre a interação entre cavalo e paciente) e Extensão Universitária (por meio do atendimento principalmente às famílias de baixa renda), conta auxílio de voluntários, estudantes de graduação de diferentes disciplinas que desenvolvem estágios, além de empresas que patrocinam a ação.

Casa do Produtor Rural
Criado em 2005, o projeto de extensão atende produtores rurais, técnicos agropecuários, empreendedores e demais interessados do setor, com atividades gratuitas que envolvem disseminação de projetos, pesquisas e novas práticas agropecuárias desenvolvidas na Esalq; elaboração gratuita de respostas técnicas aos produtores rurais do Brasil e exterior; palestras seguidas de práticas no campo; publicações; vídeos técnicos; visitas em propriedades agrícolas, etc.

Corredor Caipira
Ligado à conservação da fauna e da flora, o projeto teve atividades focadas na conservação da fauna e da flora no território que abrange diretamente: Piracicaba, São Pedro, Águas de São Pedro, Santa Maria da Serra e Anhembi. Foram plantadas mais de 100 mil mudas nesses cinco municípios, incluindo as ações de restauração e a implantação do Banco Ativo de Germoplasma. O projeto realizou, ainda, 100 horas de oficinas, envolvendo 1200 participantes, 900 estudantes em quatro cursos de agroecologização. Além disso, 420 crianças participaram de oito oficinas educativas.

Esalqtec
É a incubadora tecnológica da Esalq/USP, que dá apoio e viabiliza a interação entre empresas de inovação do setor agrícola e pesquisadores, professores e laboratórios da universidade. Instalada na fazenda Areão, numa área anexa ao Campus “Luiz de Queiroz”, a incubadora soma cerca de 130 empresas (entre associadas e residentes), se posicionando como uma das principais incubadoras de base tecnológica do agro brasileiro.

Fealq pela vida
O apoio na luta contra o coronavírus ganhou repercussão nacional na mídia e colocou a Fealq como uma das parceiras do projeto USP Vida. A Fundação apoiou laboratórios da Esalq/USP, do Cena/USP e da FZEA/USP para realização de diagnósticos da doença pela metodologia RT-PCR. Com o projeto “Fealq pela Vida”, parcerias viabilizaram milhares de testes a pacientes do SUS, através de contratos com prefeituras, e permitiram ainda a oferta de exames a baixo custo para trabalhadores e público em geral.

Quer saber mais sobre a Fealq? Visite o site