Artigos

O Bairro e o Desenvolvimento Integral na Primeira Infância

Este material está disponível gratuitamente para você ler ou fazer o download para imprimir ou compartilhar: download do material

Working Paper publicado pelo Núcleo Ciência Pela Infância (NCPI) reúne evidências recentes a respeito da influência que o território exerce sobre o desenvolvimento infantil, além de apresentar práticas inovadoras de intervenção em espaços públicos, adotadas como políticas públicas no Brasil, mais especificamente nas cidades de São Paulo (SP), Recife (PE) e Boa Vista (RR).

No contexto da pandemia da Covid-19, a discussão apresentada no material torna-se ainda mais relevante. Afinal, durante o período de distanciamento social, as crianças e suas famílias permaneceram em casa e as saídas para atividades essenciais ocorreram, na maioria das vezes, apenas no seu entorno. O mundo das crianças – e também de muitos adultos – tornou-se limitado.

Explorar espaços de lazer que exijam o uso de transporte público, como um parque, por exemplo, deixou de ser uma boa opção. Ir ao shopping ou à casa de parentes em outros bairros, também. A escola, ambiente de aprendizado, de socialização e de nutrição, fechou as suas portas. Com isso, os espaços próximos à moradia da família tornaram-se o local, fora de casa, que é de fato vivido pela família.

Tudo isso torna ainda mais importante esta discussão, que partiu da investigação criteriosa de mais de dois mil documentos e agora é apresentada nesta publicação.

*Conteúdo publicado originalmente no site do NCPI.

Fonte: Radar da Primeira Infância - FMCSV