Publicações

Olhares sobre a atuação do investimento social privado no campo de negócios de impacto

Temas-ISP NIS-e-ISP digital-pdf
AUTOR(ES) : Gabriela Brettas

ORGANIZADOR(ES) : Erika Sanchez Saez, José Marcelo Zacchi, Graziela Santiago

Esta publicação dá sequência à série Temas do investimento social, cujo objetivo é gerar conhecimento no campo por meio do debate e análise de temas fronteiriços e estratégicos, fomentando e qualificando a atuação de investidores sociais privados no panorama político-institucional brasileiro.

leia mais

Guias para a criação de endowments estão disponíveis

capa-guia-02-212x300Foram lançados nesta semana três guias sobre uma ainda nova e pouco difundida no Brasil: a criação e a manutenção de fundos patrimoniais (endowments) para garantir a sustentabilidade financeira no longo prazo de organizações sem fins lucrativos. Os manuais foram desenvolvidos a partir dos debates do I Fórum Internacional de Endowments Culturais, realizado em 2016, pelo BNDES e a Levisky Negócios & Cultura com parceria estratégica da Edelman Significa e apoio do IDIS e PLKC Advogados.

leia mais

Conservador das Águas - 12 anos

conservadorBAIXE GRATUITAMENTE NO LINK

http://fundag.br/novo/produto/conservador-das-aguas/

Metodologia da Fundação Telefônica Vivo incentiva empreendedorismo social jovem

not 11 01 2018 5
Muitas pessoas não sabem como colocar suas ideias em prática por medo ou falta de incentivo. Entre os jovens, o número de novos empreendedores que não dão continuidade às suas propostas pode ser ainda maior, pela falta de experiência e insegurança. Como uma forma de incentivar que jovens brasileiros entrem no mundo do empreendedorismo de impacto social, a Fundação Telefônica Vivo disponibilizou a metodologia Pense Grande.

leia mais

Roteiro do Terceiro Setor Associações, Fundações e Organizações Religiosas

RoteiroDoTerceiroSetor CAPA 3D LOJA-362x540A crescente importância da participação das Organizações da Sociedade Civil sem fins econômicos elencadas no livro (associações, fundações e organizações religiosas), na implementação e efetivação dos direitos fundamentais no Estado Brasileiro, desencadeou o processo de busca pela regulamentação jurídica adequada do setor.

As OSCs usualmente eram identificadas ou conceituadas como organizações privadas sem fins econômicos de interesse público que se utilizam de recursos públicos e privados para execução de suas atividades. Entretanto, tal entendimento não é suficiente para caracterizá-las para fins legais.

leia mais

A Gestão do Terceiro Setor e suas Finalidades: Plano, Projeto e Prática

ebook-fsaCom o objetivo de compartilhar práticas de gestão no terceiro setor, a Fundação Salvador Arena (FSA) acaba de lançar o e-book gratuito “A Gestão do Terceiro Setor e suas Finalidades: Plano, Projeto e Prática”. Produzido por dirigentes de instituições sem fins lucrativos que fizeram o curso de Gestão Profissional da FSA, o livro faz parte da “Coleção FSA de Boas Práticas”.

O material é composto por artigos produzidos para os trabalhos de conclusão de curso de 26 alunos de 13 entidades parceiras da Fundação Salvador Arena. Entre os meses de julho e dezembro de 2016, dois integrantes de cada organização produziram reflexões sobre temas específicos do terceiro setor. Captação de recursos, estrutura de gestão, metodologia para sustentabilidade, geração de renda própria e oportunidades para socioaprendizagem foram alguns deles.

leia mais

Cartilha gratuita aborda direitos e deveres de pessoas com deficiência

pub 05 02 2018 1De forma simples e lúdica e em formato de perguntas e respostas, a cartilha lançada pela Casa da Criança Paralítica de Campinas e pela Associação Cultural, Educacional, Social e Assistencial (Acesa) Capuava esclarece as dúvidas sobre os direitos e os deveres das pessoas com deficiência e familiares e sua inclusão na sociedade.

Com 36 páginas e tiragem de 1.800 exemplares distribuídos entre as duas entidades e para cerca de 40 organizações sociais da região Nordeste do país, a publicação foi escrita pelo juiz do trabalho aposentado Odonel Urbano Gonçales, ex-diretor da Casa da Criança Paralítica de Campinas e atual coordenador da Fundação Liliane no Brasil.

leia mais

Contabilidade: particularidades do terceiro setor exigem atualização profissional

PROCONTABA credibilidade é um dos mais importantes ativos das entidades do terceiro setor. Isso porque organizações sem fins lucrativos depositam na imagem da instituição o aporte necessário para angariar investidores, parceiros e patrocinadores. As ações sociais, voltadas ao interesse público, necessitam de profissionais que deem fé às informações financeiras e assegurem conformidade com a legislação, que está em constante reformulação. É responsabilidade do profissional contábil orientar a gestão de recursos e assegurar a transparência na prestação de contas.

leia mais