Publicações

Fundos patrimoniais e organizações da sociedade civil

fundosEsta publicação integra a coleção “Sustentabilidade Econômica das Organizações da Sociedade Civil”, que apresenta os resultados das pesquisas desenvolvidas no âmbito do projeto homônimo, realizado pelo Grupo de Instituto, Fundações e Empresas (GIFE) em parceria com a Coordenadoria de Pesquisa Jurídica Aplicada da FGV Direito SP e com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O projeto tem como objetivo principal fortalecer a capacidade institucional da sociedade civil por meio da produção de conhecimento e de alterações normativas que ampliem as condições para a sua sustentabilidade econômica, e conta com apoio financeiro da União Europeia, do Instituto C&A, do Instituto Arapyaú, do Instituto de Cidadania Empresarial (ICE) e da Fundação Lemann.

leia mais

O que o investimento social privado pode fazer por… cidades sustentáveis?

cidades sustentaveisO projeto O que o Investimento Social Privado pode fazer por…? é uma iniciativa do GIFE que tem como intenção ampliar a atuação do Investimento Social Privado (ISP) brasileiro de modo a diversificar e expandir seu trabalho para outras temáticas relevantes da agenda pública e contemporânea. Além da diversificação da atuação do ISP, a iniciativa pretende identificar caminhos possíveis de intervenção, fomentar parcerias, contribuir com a articulação entre organizações investidoras e outros atores importantes em cada tema e reforçar o engajamento do campo com pautas da agenda pública contemporânea, dialogando com o cumprimento da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

leia mais

Componentes de Variância: Teoria e Aplicações

COMPONENTES-DE-VARIANCIA2Livro é um dos poucos escritos em língua portuguesa sobre o assunto, segundo o autor. Décio Barbin é docente sênior da Esalq, unidade da USP em Piracicaba

O livro Componentes de Variância: Teoria e Aplicações, de Décio Barbin, professor da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), campus da Universidade de São Paulo em Piracicaba, chega à sua terceira edição, revisada e ampliada. A obra é destinada a estudantes, pesquisadores e profissionais da área das Ciências Agrárias, em especial, aos que realizam estudos de melhoramento genético de animais e plantas e pode ser adquirida pela internet (confira link no final do texto).

leia mais

Compliance no Terceiro Setor: Controle e Integridade nas Organizações da Sociedade Civil

eve 19 11 2018 1Resumo: A obra reúne informações valiosas para adequar a entidades do Terceiro Setor, ou seja, Organizações da Sociedade Civil e as pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos e de interesse social, às práticas de compliance, visando maior controle e integridade nas operações dessas instituições.

leia mais

Programa de Integridade no Setor Educacional – Manual de Compliance

not 27 09 2019 3O livro Programa de Integridade no Setor Educacional – Manual de Compliance aborda a recente legislação que entrou em vigor e introduz  temas inéditos, como a aplicação da Lei Anticorrupção e da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que passará a vigorar em agosto de 2020, o compliance no Terceiro Setor e a indicação das análises que precedem a implantação do Programa de Integridade em Instituições de Ensino.

"Não podia ser mais atual nem mais útil esse guia prático para uso de gestores educacionais e operadores do Direito na montagem de um programa de compliance que permita afastar os riscos de não conformidade das Instituições de Ensino Superior diante da abundância de leis e normas que regulamentam o ensino superior privado", diz o Dr. José Roberto Covac.

leia mais

Filantropia de justiça social, sociedade civil e movimentos sociais no Brasil

livro filantropia-de-justica-SocialA publicação “Filantropia de justiça social, movimentos sociais e sociedade civil no Brasil” reúne um conjunto de 22 de textos que, desde diversas abordagens teóricas e práticas, apresenta análises e reflexões sobre o cenário da filantropia de justiça social no Brasil e as suas interfaces e articulações com grupos e organizações da sociedade civil, e movimentos sociais. Muitos dos artigos foram escritos por membros da Rede e por parceiros estratégicos do âmbito nacional e internacional.

leia mais

Fortalecimento da sociedade civil: redução de barreiras tributárias às doações

Fortalecimento da Sociedade CivilO presente livro integra a coleção Sustentabilidade Econômica das Organizações da Sociedade Civil e apresenta os resultados das pesquisas desenvolvidas no âmbito do projeto de mesmo título, desenvolvido pelo Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE) em parceria com a Coordenadoria de Pesquisa Jurídica Aplicada da FGV DIREITO SP e com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O projeto conta com o apoio financeiro da União Europeia (no âmbito do programa EuropeAid/150217/DD/ACT/BR), do Instituto C&A, do Instituto Arapyaú, do Instituto de Cidadania Empresarial (ICE) e da Fundação Lemann.

leia mais

Gestão de Associações no Brasil: desafios e tendências

pdf cover-571COORDENADOR(ES) : Fernando do Amaral Nogueira

O documento apresenta os resultados da Pesquisa Gestão de Associações no Brasil: Desafios e Tendências. Seu objetivo é entender quais são as práticas de gestão associativa mais utilizadas por associações brasileiras e como elas variam em função de seu de tipo de membro — pessoa física ou jurídica.

leia mais