“9º Encontro Paulista de Fundações”, promovido pela Associação Paulista de Fundações - APF para discutir sobre as perspectivas para o terceiro setor brasileiro.

9º Encontro Paulista de Fundações

No último dia 02 de setembro a Associação Paulista de Fundações – APF realizou o “9º Encontro Paulista de Fundações”, com o tema: “30 anos de democracia – As novas demandas sociais e sua relação com o Terceiro Setor”.

No Espaço Sociocultural do CIEE, em São Paulo, o Encontro reuniu, aproximadamente, 300 pessoas, dentre fundações, associações e demais instituições do Terceiros Setor, além de gestores, profissionais liberais e representantes do poder público.

Questões tributárias sobre investimentos sociais em tempos de crise, a percepção dos brasileiros quanto à atuação e importância das fundações e associações e o novo Marco Regulatório sobre a relação entre o Poder Público e as entidades do Terceiro Setor, foram os principais assuntos tratados durante o Encontro.

Segundo a presidente da APF, Dora Silvia Cunha Bueno, o tema escolhido para 2015 deu a exata dimensão dos desafios que o setor tem pela frente. “Três décadas depois de reconquistarmos os direitos políticos e a plena cidadania, está na hora de avançarmos para uma sociedade que pensa mais em crescimento econômico sustentável e justiça social. Momento de crise, como o que passamos agora, aumenta ainda mais essa necessidade. Nesse sentido, o trabalho das Fundações e Organizações da Sociedade Civil, dedicadas ao bem comum, são fundamentais”, disse.

Além da participação do secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Floriano Pesaro, na abertura, o evento apresentou quatro painéis de debate, onde foram abordados os subtemas:

- “Brasil 2015: Um Olhar Sobre a Conjuntura Atual”, com a participação do economista-chefe do Itaú Unibanco S.A., Ilan Goldfajn; do diretor presidente do INSPER, Marcos Lisboa e do sócio da GO Associados, Gesner Oliveira.

- “Filantropia em Tempos de Crise – Estratégias para a Sustentabilidade das Fundações”, com a participação da advogada sócia de Mattos Filho Advogados, Flavia Regina de Souza Oliveira; do diretor presidente da Associação Fundo Patrimonial Amigos da Poli, Máximo Hernández González e do diretor de assuntos jurídicos da FENACON, Ricardo Monello.

- “As Fundações e Associações sobre o Olhar do Cidadão”, apresentado pelo presidente do Data Popular, Renato Meirelles.

- “Lei 13.019/2014: instrumento de estímulo ou de controle às parcerias com a sociedade civil?”, apresentado pelos componentes do “Diálogo Paulista Entre Órgãos de Controle e Sociedade Civil”, composto pelo Professor FGV, Carlos Ari Sundfeld; pelo Pesquisador da FGV, Eduardo Pannunzio; pelo Ouvidor Geral do Estado de São Paulo e Presidente do Conselho Nacional de Controle Interno (CONACI), Gustavo Ungaro; pela Assessora da Secretaria Geral da Presidência da República, Laís de Figueiredo Lopes; pelo Consultor Jurídico da FUNDEPAG, Leonardo Ferres da Silva Ribeiro e pelo Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, Sidney Estanislau Beraldo.

Fez parte da programação do “9° Encontro Paulista de Fundações”, a entrega do “Prêmio Pedro Kassab – PPK 2015” que reconhece as melhores iniciativas ligadas à defesa do saber, da ética, da liberdade individual e do bem comum. A edição 2015 premiou o professor doutor Fernando Henrique Cardoso na categoria Pessoa Física, representado pela Sra. Regina Célia Esteves de Siqueira, Diretora Presidente do Centro Ruth Cardoso e a Fundação Antonio Prudente (A.C. Camargo Cancer Center), na categoria Pessoa Jurídica, através de seu representante Lino José Rodrigues Alves, Superintendente Jurídico.

A presidente da APF, Dora Silvia Cunha Bueno, entregou os troféus aos homenageados, ao lado de familiares do inspirador do prêmio, Pedro Kassab - os filhos, Claudio Kassab, da Comissão Organizadora do PPK, e Márcia Kassab Farias.

Estiveram presentes prestigiando a cerimônia, os agraciados da edições anteriores, pessoas físicas: José Luiz Gomes do Amaral (2012); Flavio Fava de Moraes (2013) e Paulo Nathanael Pereira de Souza (2014) e pessoas jurídicas: Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais – HRAC/USP (Centrinho De Bauru) representado por Maria Irene Bachega (2011); Associação Beneficente Nossa Senhora de Nazaré (ABENSENA), representada por Maria Gabriela Franceschini Vaz de Almeida (2012); Fundação Dorina Nowill para Cegos, representada por Adermir Ramos da Silva Filho (2014).

No encerramento do evento estiveram presentes os diretores da APF, Roberto Alonso Ribeiro (Fundação Vanzolini); Roberto Biojone (FUNDEPAG) e Victor Alcântara da Graça (Fundação Abrinq).

Serviço
Evento: 9º Encontro Paulista de Fundações
Tema: 30 anos de democracia – As novas demandas sociais e sua relação com o Terceiro Setor
Data: 02 de setembro de 2015
Horário: 8h00 às 17h00
Local: Espaço Sociocultural CIEE
Endereço: Rua Tabapuã, 445 – São Paulo – SP
Organização: Associação Paulista de Fundações - APF
Site: www.apf.org.br


Fotos do 9º Encontro Paulista de Fundações

Vídeos do 9º Encontro Paulista de Fundações

Slides do 9º Encontro Paulista de Fundações



Sobre a APF: 
A Associação Paulista de Fundações – APF - é uma entidade civil, sem finalidade econômica, constituída para defender os interesses institucionais, integrar e representar as fundações do Estado de São Paulo nas mais distintas e importantes áreas para o progresso brasileiro: Educação, Saúde, Ciência, Tecnologia, Assistência Social, Cultura, Pesquisa, Comunicação e Meio Ambiente, dentre outras. A entidade também colabora com outras unidades federativas. Foi fundada em 1998, por um grupo de dirigentes de fundações preocupados com a manutenção e desenvolvimento de suas instituições, com o propósito de sensibilizar a sociedade, as empresas, as instituições e entidades em geral e marcadamente os Poderes Públicos, de modo que conheçam e apoiem as fundações, em ações importantes para o progresso brasileiro.