Encontro reúne APF, FECAP e Colégio Harmonia

not 08 04 2024 2

Nicole Hoedemaker, assessora jurídica da Associação Paulista de Fundações (APF), participou de reunião na última quinta-feira (04), na sede da associada, Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), a convite do Reitor Prof. Edison Simoni, que também é Diretor Financeiro da APF.

O encontro reuniu os dirigentes do Colégio Harmonia e contou com a presença do renomado jurista Kazuo Watanabe. A interação promoveu uma valiosa troca de conhecimentos, contribuindo significativamente para a resolução de questões legais essenciais para a instituição.

APF participa de evento sobre CEBAS e CNEAS, em Atibaia

not 28 03 2024 1

No último dia 22, a Prefeitura da Estância de Atibaia promoveu evento voltado às entidades e organizações privadas ligadas à assistência social. A atividade, acompanhada pela assessora jurídica da Associação Paulista de Fundações (APF), Nicole F. Hoedemaker, trouxe importantes discussões sobre o CEBAS (Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social), o CNEAS (Cadastro Nacional de Entidades de Assistência Social) e ainda, sobre inscrição de entidades e organizações privadas nos CMAS (Conselho Municipal de Assistência Social). O painel foi mediado pelo diretor na Rede Socioassistencial Privada – DRSP do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Edgilson de Araújo.

A ação foi organizada pela secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Magali Basile, também vice-presidente do Colegiado Nacional de Gestores Municipais da Assistência Social (Congemas) e presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social – Frente Paulista (Coegemas-SP).

Durante o encontro, a APF foi reconhecida, com agradecimento pela presença ao evento, que reuniu representantes de 70 municípios.

not 28 03 2024 2

not 28 03 2024 3

not 28 03 2024 4

Progressos são destacados em Assembleia Geral da APF

foto-1 b

Sob a liderança do presidente do Conselho Deliberativo da APF e representante da Fundação Instituto de Administração (FIA), Professor Almir Ferreira de Sousa, e com a participação da presidente da Associação Paulista de Fundações (APF), Dora Silvia Cunha Bueno, a Assembleia Geral Ordinária referente ao primeiro trimestre de 2024 foi realizada, online, na manhã desta quarta-feira (27). O evento, que reuniu mais de 45 representantes de fundações associadas e convidados, lembrou os feitos e as conquistas de 2023, além de pautar futuras diretrizes para o trabalho da associação.

A presidente da APF ressaltou que 2023 foi um ano significativo para a APF. “Foi um ano pautado por ações estruturadas e estratégicas que o momento político pedia”, disse. “O trabalho segue sendo vital em 2024, com mais fôlego e determinação”, completou.

O presidente do Conselho Deliberativo, por sua vez, expressou gratidão pela presença dos participantes na Assembleia, demonstrando a união e o comprometimento dos membros da APF.

Um dos pontos de destaque da reunião foi a análise das demonstrações contábeis do exercício de 2023, apresentado pelo diretor Administrativo e Financeiro da APF e representante da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), Edison Simioni. Em sua avaliação, o ano foi marcado por um superávit, refletindo o bom desempenho financeiro da instituição.

O assistente administrativo da APF, Alexandre Araújo Silva, compartilhou informações referentes às contribuições associativas, destacando o crescimento significativo em relação às despesas operacionais ao longo dos anos. Ele prevê que, em breve, as contribuições associativas serão responsáveis por 100% dos custos operacionais da APF.

A demonstração do Relatório de Atividades 2023, apresentada pela assessora jurídica da APF, Nicole Hoedemaker, evidenciou as ações e projetos realizados pela APF no ano passado, delineando o plano de trabalho estabelecido ao final de 2022.

Entre os informes da diretoria, Nicole anunciou a renovação da parceria com o Escritório Mattos Filho para atuação do escritório na defesa dos interesses das fundações associadas junto a Reforma Tributária. Outro ponto relevante foi a eleição do novo Diretor Secretário, Jorge Damião de Almeida e a adesão de novos associados, demonstrando o contínuo crescimento da APF.

O pesquisador do Departamento de Pesquisa da Fundação José Luiz Egydio Setúbal, Flávio Pinheiro, apresentou o resultado do estudo feito no ano passado, em parceria com a APF, para traçar um perfil das fundações associadas, visando aprimorar a atuação da entidade. O presidente da instituição, José Luiz Setúbal, concluiu a apresentação e enfatizou a importância da união e colaboração de todos os envolvidos para o fortalecimento do setor.

A presidente da APF encerrou a Assembleia agradecendo a colaboração de todos os envolvidos e expressando otimismo em relação ao crescimento contínuo da Associação. Já o Professor Almir lembrou sobre o empenho de Dora Silvia e sua equipe, salientando o compromisso com o avanço da APF.

foto-2b

foto-3b

Reforma Tributária é foco de debate acompanhado pela APF

foto-1

A Reforma Tributária e os impactos para o Terceiro Setor e a Filantropia foram debatidos nesta terça-feira (26), em evento virtual transmitido pelo canal da Comissão de Direito do Terceiro Setor da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), no YouTube.

A assessora jurídica da Associação Paulista de Fundações (APF), Nicole F. Hoedemaker, acompanhou o evento, que destacou, dentre outros pontos, o relatório produzido pela Comissão sobre a remuneração de dirigentes.

Reconhecidos profissionais do setor participaram do debate, como a presidente da Comissão de Direito do Terceiro Setor da OAB/SP, Laís de Figueiredo Lopes e os advogados Allyne Andrade e Silva, Priscila Pasqualin, Eduardo Pannunzio, Ana Carolina Carrenho, além de Flávia Regina de Souza, sócia do Escritório Mattos Filho, contratado pela APF para representar e defender os interesses das fundações associadas nos avanços da Reforma Tributária.

foto-2

foto-3

foto-4

Assessora jurídica da APF, Nicole Ferraz Hoedemaker, foi reconduzida para novo mandato como Conselheira Titular no CONSEAS/SP

not 26 03 2024 1

Na última quarta-feira (13), a assessora jurídica da APF (Associação Paulista de Fundações), Nicole Ferraz Hoedemaker, foi reconduzida para novo mandato como Conselheira Titular no CONSEAS/SP (Conselho Estadual de Assistência Social). Outros representantes do Terceiro Setor foram eleitos, como Marcelo Monello, membro do Conselho Fiscal do FONIF - Fórum Nacional das Instituições Filantrópicas; Silvia Coviello, da Federação Brasileira de Associações Socioeducacionais de Adolescentes (Febraeda); e Damaris Lacerda, coordenadora geral da CAMP Oeste - Centro de Assistência e Motivação de Pessoas, dentre outros.

Para a gestão 2024/2026, Nicole e Marcelo foram eleitos na categoria “Área Patronal” como Titular e Suplente, respectivamente. Já a Silvia Covielo - Febraeda, ocupará a posição de Titular, representando “Entidade de Assistência Social”, enquanto Damaris - Camp, foi eleita como Suplente.

A APF parabeniza a condução da Comissão Eleitoral e, em especial, Jacira Silva, conselheira titular do CONSEAS, presidente da Fundação Porta Aberta (associada da APF); Marcio Masella, presidente do CONSEAS e representante do Centro Universitário Católico Ítalo Brasileiro; e Maria Madalena Sodré de Sousa, representante da Arco Associação Beneficente, bem como os demais Conselheiros que compuseram a Mesa.

A presidente da APF, Dora Silvia Cunha Bueno, participou da ocasião, juntamente com Janaina Marques Kavalciuki, advogada do Espro, e Victor Binoto, técnico em Relações Institucionais e Governamentais da Fundação Abrinq , associada da APF.

not 26 03 2024 2