FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA - Estudantes criam manual para ensinar a população a se proteger da Covid-19


not 24 04 2020 7

not-covid-canto-direito-gdO manual, que está disponível em três línguas no site da instituição, tem como objetivo ensinar a população a manter o novo coronavírus fora de casa e a isolar um morador que tenha a Covid-19

Um grupo de estudantes de arquitetura hospitalar da Universidade Federal da Bahia (UFBA) elaborou um manual com instruções de como manter o novo coronavírus fora de casa e isolar um morador que tenha a Covid-19. O objetivo é ensinar a população a lidar com essas situações e a impedir a propagação da doença.

O manual indica que todas as entradas e saídas da casa sejam centralizadas em uma única porta e que seja criada uma área de transição entre o lado de fora e o de dentro, com porta-chaves, um lugar para deixar bolsas, uma caixa para guardar os sapatos, álcool em gel e álcool 70%.

Segundo o professor da UFBA Antonio Pedro de Carvalho, antes de entrar em casa, o morador deve tirar os sapatos, higienizar as mãos, tomar um banho e colocar as roupas que foram usadas na rua dentro de um saco plástico fechado.

Caso haja uma pessoa em casa com a doença, o ideal é que ela fique em um quarto separado e mantenha a porta fechada. "Se houver uma pessoa com infecção na residência, deve-se ter cuidado também de isolar essa pessoa, que deve estar sempre com máscara e protegida."

O manual também recomenda que o habitante infectado tenha um banheiro de uso próprio, quando há a possibilidade, e que, após utilizar o ambiente, realize a higiene do local com água sanitária ou álcool 70%. As janelas devem ficar abertas sempre que possível e copos, pratos e toalhas devem ser objetos individuais de cada integrante da casa.

Para acessar o manual em português, inglês ou espanhol, basta entrar no site da instituição.




Fonte: FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA