FUNDAÇÃO SALVADOR ARENA - Sejamos o que queremos ser

not 27 04 2020 1

A pandemia causada pelo novo Coronavírus tem mexido com toda a sociedade de muitos modos. Os hábitos do dia a dia têm sido modificados, a forma de trabalhar, de conviver e até o tempo parece ter tomado um outro ritmo e valor como nunca.

Mas, se algo diferente tem chamado a atenção, a solidariedade e o altruísmo parecem estar em alta, mesmo em meio a tantas notícias ruins, fake news e tudo mais. As boas práticas têm sido irradiadas como nunca pela imprensa, nas redes sociais, em cartazes no elevador do edifício, enfim, esse é o vírus que precisamos transmitir, propagar: o vírus do altruísmo.

Entre essas práticas, vemos instituições de diversos portes, entidades comunitárias, empresas, fundações fazendo a sua parte, atuando em seus territórios, fazendo junto ou em ação direta em favor de todos.

A Fundação Salvador Arena de São Bernardo do Campo por exemplo, já conhecida pelas suas ações beneméritas, seu engajamento social e seu protagonismo em defesa da educação, não poderia ficar alheia a tudo isso e, mais uma vez, vem somar na sociedade algarismos a mais nessa aritmética do bem.

Atenta ao fato de que boa parte de seus 3000 alunos têm a principal refeição na instituição, providenciou a entrega porta a porta de cestas básicas com 42 quilos de alimentos e materiais de higiene e limpeza para aqueles mais carentes.

Além de promover as férias coletivas de boa parte de seus empregados contribuindo, assim, para evitar a propagação do vírus e proteger seus colaboradores, uma outra parte se mantém em brigada de ações de apoio às famílias de seus alunos e outras práticas também dão atenção especial e ampla a diversas instituições sociais, hospitais beneficentes e grupos de apoio , não só na região do Grande ABC, mas também em praças brasileiras, como é o caso de um hospital beneficente de referência na zona leste de São Paulo, para o qual foram doados mais de mil litros de álcool gel, em tempos de tanta escassez desse produto, e o Fundo Social de Solidariedade de São Bernardo do Campo, abastecido com 300 litros do mesmo produto para distribuição em comunidades isoladas em bairros mais distantes do município.

Mas é preciso também fazer essa ajuda chegar achegar à população. Desta forma, foram destinados recursos para que mais de 50 entidades sociais localizadas no grande ABC e na cidade de São Paulo para que elas possam manter a alimentação e materiais de higiene para cerca de 10 mil famílias, garantidos pelos seus programas sociais nesse momento tão crucial.

São ações dessa natureza as mais poderosas para combater uma das principais consequências da pandemia, que é o individualismo, pois como dizia o engenheiro Salvador Arena, criador da Termomecanica e instituidor da Fundação que leva o seu nome:

“A sociedade que consagra valores altruístas por meio da educação e do exemplo, certamente desenvolverá uma natureza humana melhor”.

E o melhor da nossa natureza é a nossa capacidade de sermos o melhor que pudermos ser uns para os outros. Sejamos melhores, sejamos mais fortes, sejamos seres humanos.

Editorial Fundação Salvador Arena – Ação de Promoção e Desenvolvimento Social

Fonte: FUNDAÇÃO SALVADOR ARENA