FUNDAÇÃO VANZOLINI é parceira da Secretaria de Estado da Saúde em curso EAD para capacitação de 3 mil profissionais no combate à Covid-19.

not 15 06 2020 3

Oferecer formação 100% online, com orientações práticas conduzidas por especialistas, voltada aos profissionais que estão na linha de frente do combate ao coronavírus em todo o Estado de São Paulo. Foi com este desafio que a Coordenadoria de Recursos Humanos (CRH), da Secretaria de Estado da Saúde, buscou apoio da Fundação Vanzolini.

Uma equipe composta por profissionais com diferentes expertises foi mobilizada num curto espaço de tempo para viabilizar a oferta de dois cursos a distância, organizados pelo Centro Formador de Pessoal para a Saúde (CEFOR/CRH) . A formação “Protocolo de Atendimento Covid-19” foi criada com o objetivo de auxiliar os profissionais de saúde no atendimento aos pacientes , oferecendo, de forma ágil e clara, orientações técnicas para médicos, enfermeiros e fisioterapeutas, como por exemplo, o manejo ambulatorial de casos graves em UTIs e orientações no atendimento ao paciente com síndrome gripal. Já o curso “Medidas de Prevenção para Enfrentamento da Pandemia”, também realizado de forma remota, oferece, por exemplo, orientações sobre como fazer a higienização das mãos e precauções no uso dos equipamentos de proteção individual (EPIs), procedimentos fundamentais para garantir a proteção dos profissionais que estão expostos diariamente à contaminação.

Para a produção dos conteúdos foram gravados vídeos, captados em laboratórios médicos, com demonstração de práticas e procedimentos para treinamento dos profissionais no enfrentamento da pandemia. O material também passou por edição cuidadosa para ser disponibilizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem da SES-SP (AVA), junto aos demais materiais que compõem os cursos. Além dos vídeos, a Fundação Vanzolini apoiou também com a customização e testes da ferramenta de inscrição dos participantes dos cursos. O trabalho foi realizado em apoio às equipes de tecnologia da Secretaria de Estado da Saúde e do Centro Formador de Pessoal para a Saúde (CEFOR), com o acompanhamento operacional do Saúde em Rede, projeto implementado e gerido pela Fundação Vanzolini desde 2016, composto por soluções tecnológicas colaborativas, como webconferências, videoconferências e transmissões streaming, viabilizando a comunicação e a articulação entre a SES-SP e suas equipes.

“A pandemia Covid-19 desencadeou diversos desafios, demandando respostas mais rápidas e efetivas para o treinamento de equipes por meio de aprendizagem remota. A SES-SP contou com o apoio da Fundação Vanzolini na produção de conteúdos que contribuem para o enfrentamento da pandemia, bem como na operacionalização de um sistema de inscrição e monitoramento dessas ações junto aos profissionais de saúde em suas diversas áreas de atuação”, declara Juliana Ferreira, diretora técnica do Centro de Metodologia de Ensino em Saúde.

“Essa ação da Secretaria da Saúde possibilitou amplo acesso, clareza e agilidade na difusão de conhecimentos técnicos e científicos, alguns bem novos, visando salvar milhares de vidas e trazer maior segurança para aqueles profissionais da saúde que estão na linha de frente cuidando da gente. Termos podido contribuir neste processo, reforça a missão maior da Fundação Vanzolini, declara Beatriz Scavazza, Coordenadora Executiva da Fundação Vanzolini.

Fonte: Fundação Vanzolini