FUNDAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA DO AGRONEGÓCIO – FUNDEPAG - Ajuda humanitária se estende a mais um município da mantiqueira, Gonçalves (MG)

not 28 07 2020 4
Imagem: Ajuda Humanitária se estende a mais um município da Mantiqueira, Gonçalves (MG)

Em junho, a Ajuda Humanitária do Projeto Águas da Mantiqueira passou a incluir o município de Gonçalves (MG), e a primeira entrega de alimentos na cidade aconteceu em 05 de junho.

A ação é realizada desde abril nas cidades de Santo Antônio do Pinhal (SP) e Sapucaí-Mirim (MG). Utilizando recursos próprios e doações, tem o objetivo de prover auxílio em Segurança Alimentar, Saúde e Educação aos pequenos municípios, diante da pandemia covid- 19.

O Projeto Águas da Mantiqueira, uma parceria com a Fundação Toyota do Brasil, tem como objetivo ajudar as comunidades a usar de forma consciente e ordenada os recursos hídricos disponíveis. A primeira fase do projeto foi realizada em Santo Antônio do Pinhal, em 2018. A segunda, teve início em 2019, em Sapucaí-Mirim (MG).

Quais ações são realizadas?

Segurança alimentar: As doações de alimentos são feitas quinzenalmente e beneficiam 300 famílias nas três cidades. Além de alimentos não perecíveis, o auxílio conta com cestas de alimentos funcionais, com a inclusão de folhas, frutos e tubérculos, seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para uma alimentação saudável e com itens que aumentem a imunidade.

Saúde: Aquisição e aplicação de testes rápidos de covid-19.

Educação: Para continuidade das atividades das Escolas Públicas do Ensino Fundamental, organizou-se um Tutorial de Comunicação e Ensino a Distância para o treinamento de professores de forma a garantir a implementação das atividades escolares.

Quem recebe este apoio?

A população dos 3 municípios, com especial ênfase às comunidades carentes com serviços precários de saneamento básico, segurança e renda.

Por que devo apoiar?

Os três municípios que receberão esta Ajuda Humanitária fornecem água para milhões de pessoas. Todo o trabalho é realizado em conjunto com os Governos locais e Câmaras Municipais e supervisionado pelo Ministério Público.

Como será feita a prestação de contas?

A prestação de contas será enviada aos e-mails informados no momento da doação.

Como posso ajudar?

Você pode ajudar uma ou mais pessoas! O custo per capita desta Ajuda Humanitária é de R$127 por um período de três meses de apoio. A doação pode ser como Pessoa Jurídica ou Pessoa Física. Para mais informações, entre em contato com Liege Ferlin dos Santos.

A Ajuda Humanitária nestes municípios compõe 5 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU:
  • Erradicação da Pobreza
  • Saúde e Bem-estar
  • Trabalho Decente e Crescimento Econômico
  • Redução das Desigualdades
  • Paz, Justiça e instituições eficazes.
  • Projeto Águas da Mantiqueira
Em 2018, a pesquisa do Projeto Águas da Mantiqueira foi entregue ao poder público de Santo Antônio do Pinhal (SP), que com o apoio da equipe técnica está implementando algumas das diretrizes do estudo. Em 2019, a segunda fase, que ainda está em implementação, foi iniciada em Sapucaí-Mirim (MG). A cidade de Gonçalves (MG) irá receber a terceira etapa do projeto com previsão de início para o segundo trimestre de 2021.

Sobre a Fundepag

A Fundação de Desenvolvimento do Agronegócio e Meio Ambiente atua há mais de 40 anos viabilizando projetos de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e apoio à inovação no agronegócio e meio ambiente.

Sobre a Fundação Toyota do Brasil

Como forma de unificar seus esforços sociais e assumir um importante compromisso com o Brasil, a Toyota criou em 2009 a Fundação Toyota do Brasil, com o objetivo de promover a Sustentabilidade, por meio de atividades de preservação ambiental e formação de cidadãos.

Fonte: Fundepag