FUNDAÇÃO JULITA - B3 Social apoia projeto para a terceira idade

not 25 11 2020 2

A Fundação Julita tem buscado novas maneiras de estar sempre "presente" dos beneficiados da Terceira Idade, sobretudo neste momento de isolamento social. Uma das iniciativas propostas para isso é o projeto "Acolhimento Poético".

A iniciativa faz parte das atividades desenvolvidas pelo Núcleo de Convivência do Idoso e nasceu a partir do momento que iniciaram as atividades remotas por conta da pandemia. A ação conta com apoio da associação empresa B3 Social por meio da Campanha #UmSoTime, que está apoiando Instituições em todo Brasil a fim de contribuir para combater os impactos da Covid-19 em três setores emergenciais: saúde, alimentação e renda.

Proposta multidisciplinar

O projeto “Acolhimento Poético” realiza o acompanhamento de 50 idosos que não têm acesso à internet, redes sociais e WhatsApp e, portanto, não conseguem receber os conteúdos das atividades que estão acontecendo de forma remota. Ou seja, são o grupo mais vulnerável entre os mais vulneráveis, pois estão excluídos do mundo digital, e são ainda mais suscetíveis aos efeitos do isolamento na saúde mental.

Na iniciativa, são realizadas ações socioeducativas e multidisciplinares que incluem acompanhamento médico, alimentar, pedagógica, além do acolhimento e acompanhamento psicossocial. Neste último quesito, pensando em uma forma de acolher o perfil citado acima, são realizadas ligações oferecendo leitura de textos e poesias como uma forma de amenizar a solidão e o isolamento durante esse momento de pandemia.

De acordo com Rosa Fernandes, idealizadora do projeto, a iniciativa tem sido muito positiva e alguns idosos relataram que sentiam medo de serem esquecidos e, com as ligações, eles se sentem acolhidos e lembrados.

Campanha #UmsóTime

Em 2020, a B3, por meio da B3 Social, realizou a Campanha #UmSoTime em apoio a Instituições de todo Brasil que estão combatendo os impactos da Covid-19 em três setores emergenciais: saúde, alimentação e renda. O projeto faseado de doações de longo prazo que considera não somente ações emergenciais na saúde para a garantia de atendimento médico, mas também tem um olhar para os demais efeitos sociais e econômicos da pandemia no futuro.

Para a B3 Social, é importante apoiar um projeto como o “Acolhimento Poético”, pois garante a proteção, apoio dos idosos, mesmo que de forma remota, que fazem parte do grupo de risco da pandemia.

Sobre a B3 Social

A B3 Social é uma associação sem fins lucrativos, fundada em 2007, responsável por integrar e coordenar os projetos de investimento social privado da B3 - uma das principais empresas de infraestrutura de mercado financeiro do mundo e uma das líderes globais do setor de bolsas.

Sua atuação está pautada no fortalecimento de organizações da sociedade civil, com foco na melhoria estrutural da educação pública brasileira e na contribuição para redução das desigualdades em nosso país por meio de ações assistenciais e/ou emergenciais que atendam necessidades latentes das populações mais vulneráveis.

As três frentes de atuação da B3 Social são:

● Investimento social privado;

● Inclusão produtiva de jovens / Associação Profissionalizante;

● Voluntariado corporativo.

Fonte: Fundação Julita