FUNDAÇÃO EDUCACIONAL INACIANA PADRE SABÓIA DE MEDEIROS – FEI - Coronavírus: professor da FEI esclarece quais cuidados necessários para manutenção de ar-condicionado de uso comercial

not 07 01 2021 4

Para evitar contaminação, equipamentos devem receber manutenção prévia antes de serem religados

Com a chegada do novo coronavírus, muitos estabelecimentos comerciais permaneceram fechados ao longo dos meses. Mas agora, a rotina voltou a mudar com as regras de flexibilização em alguns estados e municípios. Como os sistemas de ar-condicionado ficaram desativados dentro do período, a volta deve ser acompanhada por uma revisão nos equipamentos, antes de serem religados. Essa medida ajuda a prevenir possíveis riscos de infecções bactericidas no sistema de ventilação e diferentemente do dos equipamentos de uso residencial, em que o morador define quando fará a manutenção, o ar-condicionado de uso comercial deve ser constantemente verificado. É o que explica o professor Rudolf Bühler, do Departamento de Engenharia Elétrica da FEI em entrevista especial para o jornal Agora São Paulo.

“A implantação do sistema de ar-condicionado (e climatização em geral) no âmbito comercial difere bastante do residencial e varia muito de acordo com ao que se destina este ambiente e o porte”, explicou. “Em alguns casos, controla-se também a pressão interna do ambiente, característica que não é necessariamente controlada no ambiente residencial.”

Para conferir a reportagem completa publicada pelo jornal Agora São Paulo, clique aqui.

Fonte: FEI