Ensino público a distância – FUNDAÇÃO VANZOLINI operacionaliza transmissão de aulas remotas para escolas públicas de São Paulo

not 26 01 2021 1

A Fundação Vanzolini realiza importante trabalho na operacionalização das transmissões de aulas a distância para os alunos matriculados na rede pública de ensino estadual, sob a gestão da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEE), durante a pandemia. A Vanzolini é responsável por tornar viável a transmissão de aulas, com conteúdos integrados, compostos por vídeos e roteiros sugeridos, por meio do Centro de Mídias da Educação de São Paulo.

A iniciativa da SEE nasceu para contribuir com a formação dos profissionais da rede de ensino e ampliar a oferta aos alunos de uma educação mediada por tecnologia. Essa conexão se tornou ainda mais necessária no período da pandemia da Covid-19, com as aulas presenciais suspensas nas unidades.

De acordo com Luiz Carlos Gonçalves, coordenador de Tecnologia da Fundação Vanzolini, além da direção e roteiro das aulas, entre outras atribuições, a “Fundação é responsável por atualizar a grade de conteúdo de ensino, realizar a inserção das aulas nos aplicativos do Centro de Mídias, fazer a gestão e viabilizar a transmissão dos conteúdos gravados e ao vivo nas mídias digitais e canais de tv aberta; além de coordenar as grades de reprises de conteúdos de recuperação, para os alunos que tiveram dificuldade em participar do processo de ensino durante o ano letivo”.

As aulas são transmitidas a partir de estúdios de TV, instalados na sede da Escola de Formação dos Profissionais da Educação (EFAPE), e podem ser acompanhadas, ao vivo, pelo portal do CMSP e pelos aplicativos CMSP, voltado aos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, e CMSP Educação Infantil e anos iniciais. O conteúdo também está disponível pelo canal digital da TV Educação (Anos Finais e Ensino Médio) e TV Univesp (Educação Infantil e Anos Iniciais).

Fonte: Fundação Vanzolini