FUNDAÇÃO DORINA NOWILL PARA CEGOS - Momento Empregabilidade: o home office precisa ser acessível

not 08 03 2021 1

O ano de 2021 será um desafio e tanto para a inclusão profissional de pessoas com deficiência no Brasil e no mundo.

O mundo do trabalho vem mudando rapidamente, pressionado pela pandemia da Covid-19 que exigiu adaptações e mudanças, fazendo de nossas casas, o espaço de trabalho. O teletrabalho se impôs de forma imperial.

Com essa realidade, contratar pessoas com deficiência – aspecto que sempre representou um desafio para as empresas – se reveste de algumas características especiais.

Podemos considerar que um dos principais argumentos das empresas (a falta de acessibilidade em suas edificações) cai por terra como justificativa para a não contratação, pois o exercício da atividade profissional do empregado com deficiência não exigirá, a priori, mudanças estruturais em acessibilidade arquitetônica e de edificações.

Porém, os cuidados com acessibilidade para a performance laboral da pessoa com deficiência não podem ser esquecidos.

Home office

É muito importante que as adaptações necessárias para a execução do trabalho home office leve em consideração toda a acessibilidade necessária para que o profissional com deficiência exerça de forma equiparada as mesmas atividades que realizava no ambiente de trabalho.

Um estudo pormenorizado de acessibilidade dos recursos de trabalho evitará problemas as pessoas com deficiência na realização de teletrabalho.

A área de empregabilidade da Fundação Dorina apoia as empresas para identificar e promover estratégias em acessibilidade.

Para mais informações fale conosco no e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou acesse a nossa página da Empregabilidade clicando AQUI.

Conte com a gente para ampliar seu programa de inclusão profissional de pessoas com deficiência.

Fonte: Fundação Dorina