FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA - Tudo agora é na tela

not 08 03 2021 2

Como as transmissões ao vivo estão mudando diversos setores e inovando na criação de formatos híbridos unindo o presencial e o digital

A pandemia mudou quase tudo.

O setor de eventos é um dos principais afetados pelo isolamento social.

Com aproximadamente 95% de seus profissionais parados e milhares de eventos cancelados desde o início da pandemia, o setor deixou de movimentar aproximadamente R$ 270 bilhões por ano no Brasil.

Casamentos, eventos corporativos, workshops, festas de debutantes e aniversários são eventos que naturalmente aglomeram pessoas.

Com a pandemia, foi preciso reinventar para sobreviver.

Os eventos híbridos pipocaram nas telas.

São eventos híbridos aqueles que possuem interação presencial (um mestre de cerimônias, dentro de um estúdio, por exemplo) e a presença do público através de uma platéia virtual, direto de suas casas.

O formato dos eventos fica cada vez mais parecido com programas de TV, com recursos cada vez mais avançados de múltiplas câmeras, efeitos virtuais e platéias interativas que podem conversar entre si ou com os noivos durante um casamento, por exemplo.

Artistas começam a entender a oportunidade que se abre e também inovam em suas apresentações dentro dos eventos fechados virtuais.

Já é possível encontrar workshops de lideranças com grandes palestrantes até festas com a presença de karaokê, onde a banda está ao vivo em estúdio e os cantores exercitam suas vozes direto de suas casas pelo computador ou celular.

Casar online também virou rotina.

No Espírito Santo, por exemplo, a prática foi regulamentada em abril de 2020, e para que as cerimônias aconteçam é preciso que aja um contato remoto prévio, pelos noivos, para depois ser agendada uma cerimônia feita por videoconferência e que pode ser transmitida ao vivo.

O mesmo vale para cerimônias de batismo, festa de debutantes e infelizmente, até sepultamentos.

Desde o início da pandemia, centenas de enterros e velórios foram transmitidos em cerimônias virtuais nas plataformas digitais.

Em Uberlândia, os vereadores vetaram um projeto de lei que tornaria regulamentar os "Velórios Virtuais" na cidade, dada a crescente demanda das famílias por participarem, ainda que virtualmente, da despedida de seus entes queridos.

Fora do Brasil, é crescente o nascimento de startups para explorar todos os novos e crescentes nichos do mundo do livestreaming e dos eventos híbridos.

Não sabemos quanto tudo isso vai terminar, mas já é possível dizer que boa parte das inovações que chegaram no período da pandemia vão ser incorporadas pelo novo mundo híbrido pós-pandêmico.

João Ramirez é estrategista digital e especialista em livestreaming. Fez a 1ª transmissão ao vivo da história da Internet brasileira, em 1996, e está no Guinness Book of Records. Dirigiu milhares de programas ao vivo nos últimos 20 anos. É um curioso das transformações digitais e um entusiasta do mundo híbrido.

Fonte: Fundação Padre Anchieta