Associadas no combate a COVID-19

FUNDAÇÃO VANZOLINI apoia Secretaria da Saúde de SP em programa de acolhimento psicológico virtual

not 22 03 2021 3

Oferta de conteúdos sobre saúde mental e atendimento online tem como objetivo minimizar os impactos da pandemia

Vivemos uma crise sanitária sem precedentes e, com ela, a necessidade urgente da criação de espaços de escuta e cuidado para questões relacionadas à saúde mental da população.

Diante deste contexto, a Fundação Vanzolini apoiou a implementação do Programa Autoestima, iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, desenvolvido com o objetivo de oferecer acolhimento e atendimento psicológico virtual à população do Estado.

A Fundação contribuiu com a modelagem e implementação da solução tecnológica do programa, por meio da sistematização de 50 vídeos instrucionais, incluindo edição, adaptação de conteúdos já produzidos, inserção de recursos de acessibilidade e até mesmo a produção de novos vídeos, encontrados dentro do portal do Programa.

Parceria consolidada

Desde 2009, com o avanço do H1N1, a Fundação Vanzolini apoia iniciativas da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo nas frentes de treinamento, comunicação e vigilância em Saúde. Um trabalho que só tem crescido e ganhado relevância no atual contexto em que vivemos.

A partir do conhecimento e experiência na implantação e apoio à operação de soluções em larga escala, desde 2017 apoiamos a concepção, implantação e operação, até os dias de hoje, do Programa Saúde em Rede , uma estrutura que tem colaborado com o desenvolvimento de estratégias de articulação, comunicação e treinamento de servidores públicos da Saúde por meio do uso de plataformas de colaboração e de aprendizagem.

Sobre o programa Autoestima

O Autoestima atua em duas frentes principais voltadas ao cidadão e ao profissional de saúde.
Lançado em 2020, é uma iniciativa do Governo do Estado, coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde e desenvolvida as Secretarias de Estado de Governo, Desenvolvimento Econômico e Comunicação, Fundo Social de SP, Sebrae-SP, Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) a Prodesp (Companhia de Processamento de Dados) e o Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems). Para ser atendido, basta se cadastrar, acessar a plataforma, consultar a agenda e reservar um horário. O atendimento é realizado por profissionais de saúde capacitados, que avaliam o caso e podem dar encaminhamento conforme a necessidade de cada pessoa.

Todos os casos estão sob supervisão profissional e, se for identificado algum quadro mais grave, o paciente é redirecionado para continuidade de assistência especializada na Rede Pública de Saúde. Essa plataforma online tem o objetivo de fortalecer e expandir o alcance e acolhimento em Saúde Mental por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Mais informações: http://autoestima.sp.gov.br/.

Fonte: Fundação Vanzolini