Notícias das Associadas

Equipe de Fonoaudiologia é convidada a capacitar especialistas sobre disfagia em hospital referência em Madri

not 03 03 2017 5A equipe de Fonoaudiologia do A.C.Camargo Cancer Center, sob liderança da Dra. Elisabete Carrara, foi convidada para realizar um treinamento em disfagia para fonoaudiólogos, na Espanha, e acabou montando um curso completo de capacitação, com aulas teóricas, práticas e de patologias específicas.

"Em alguns países da Europa, a fonoaudiologia é apenas um curso técnico. Na Espanha, os cursos de fonoaudiologia nasceram e estão, em sua maior parte, vinculados a faculdades de psicologia das universidades de todo o país, fazendo com que o conhecimento da área hospitalar esteja muito atrasado", conta Dra. Elisabete.

Ministrado no Hospital Infanta Leonor, referência em Madri, o curso foi dividido em três módulos. O primeiro, de avaliação e diagnóstico, acabou de ser apresentado em dois fins de semana (27, 28 e 29 de janeiro e de 3 a 5 de fevereiro) pela Dra. Simone Claudino, especialista em Disfagia e Motricidade Oral. Nas sextas e sábados, aulas teóricas. No domingo, aulas práticas com a Dra. Simone passeando pelo hospital e atendendo pacientes ao lado de pequenos grupos de alunos, enquanto o restante acompanhou tudo por vídeo.

A disfagia é a dificuldade de engolir depois de cirurgias em que o paciente tem de se alimentar por sonda, ou devido a problemas neurológicos. A intervenção da fonoaudiologia reforça a musculatura da boca, da laringe, da faringe, com exercícios e técnicas que ensinam a voltar a comer e mastigar em pouco tempo.

É uma questão de saúde (sem exercícios, há o risco de o alimento ir parar no pulmão), de nutrição (ele pode comer de verdade) e de prazer, de saborear as refeições, de qualidade de vida. Com as técnicas da fono, a sonda pode ser retirada em uma semana. Em Madri, há casos de pacientes que não fazem essa reabilitação e estão com a sonda há um ano.

O segundo módulo, que vai abordar a Reabilitação, será em abril e maio, e quem vai dar as aulas será a própria Dra. Elisabete; o último módulo, ainda sem data, vai abordar patologias específicas.

Além de feliz pelo convite - feito pela fonoaudióloga brasileira Aline Braga, que organiza cursos do gênero com grandes especialistas em Portugal e na Espanha - a Dra. Elisabete ainda se diz muito orgulhosa do trabalho em reabilitação oral do A.C.Camargo. "Abriram na Instituição uma porta para a nossa área há 20 anos - quando cheguei aqui, a fonoaudiologia estava no Brasil no estágio em que os espanhóis estão hoje. E nós hoje avançamos tanto", diz ela.

Fonte: A.C.Camargo