Notícias das Associadas

FEI e CIESP-SBC assinam convênio que aproxima a academia das empresas

not 25 05 2017 3O convênio formaliza um trabalho de parceria entre FEI e CIESP-SBC que já vinha sendo realizado para a consolidação de um parque industrial forte e inovador na região do ABC

O Centro Universitário FEI e o CIESP – Centro das Indústria do Estado de São Paulo, assinaram recentemente um convênio que tem por objetivo aproximar as empresas da academia. Entre as ações que fazem parte do convênio, estão: promover programas de cursos, palestras, seminários, workshop em suas instalações; ofertar aos estudantes oportunidades de estágios nas indústrias, promover intercâmbio de visita técnica monitorada dos serviços da universidade para micro, pequenas, médias e grandes indústrias e a visita de estudantes e professores nas empresas, entre outras.

Segundo o diretor do IPEI – Instituto de Pesquisas e Estudos Industriais da FEI, Prof. Dr. Vagner Barbeta, o convênio que foi assinado com o CIESP-SBC formaliza um trabalho de parceria que já vinha sendo realizado com a instituição, e que o alinhamento de interesses e expectativas do CIESP e da FEI é bastante grande, já que ambas instituições, dentro de suas respectivas esferas de atuação, têm trabalhado ao longo dos anos para a consolidação de um parque industrial forte, competitivo e inovador. “A aproximação entre a FEI e o CIESP é a consolidação de um esforço institucional de aproximação com as empresas da região, fazendo com que a hélice tripla da inovação (onde empresas, universidade e governo se articulam) seja realmente uma alavanca para o desenvolvimento de nosso parque produtivo”, comemorou o diretor do IPEI.

Antes mesmo da assinatura deste convênio, a FEI já possuía um assento na diretoria do DETEC (Departamento de Tecnologia) do CIESP, espaço normalmente ocupado apenas por pessoas ligadas à indústria. Porém, agora, com assinatura do convênio a perspectiva é que as instituições juntem competências e trabalhem de forma coordenada, evitando a duplicação de esforços e apoiando-se mutuamente em assuntos de interesse comum. “Só para exemplificar uma dessas ações, na última edição IPEI Infoco, realizado no final de abril, o CEO da Cubo, Flavio Pripas, foi o palestrante convidado para falar sobre empreendedorismo e empresas startup. O evento contou com apoio do CIESP, que estendeu o convite do evento aos seus associados”, completou o professor Vagner.

O diretor titular da CIESP-SBC, Mauro Miaguti, explica que o convênio trará frutos importantes, tanto para as empresas, quanto para a Universidade. “As empresas terão a chance de entrar em contato com novos projetos de inovação. Já os estudantes sairão para o mercado de trabalho entendendo as principais necessidades das empresas”.

Fonte: FEI