Notícias das Associadas

Seminário e Oficinas no Estado do Rio de Janeiro – Parceria Febraeda e Fundação Salvador Arena

not 06 06 2017 1
Em 22 e 23 de março, a Febraeda (Federação Brasileira de Associações Socioeducacionais de Adolescentes) promoveu o 1º Seminário e Oficinas sobre Assistência Social e Aprendizagem no Estado do Rio de Janeiro, no intuito de incentivar a troca de experiências, a atualização profissional e o fortalecimento da rede das organizações daquele Estado. O evento aconteceu no Hotel Novo Mundo, na capital fluminense, e contou com o apoio-patrocínio da Fundação Salvador Arena-FSA, mediante projeto específico formulado pela federação.

A Fundação Salvador Arena, cuja sede é em São Bernardo do Campo – SP, é uma instituição civil, com finalidade filantrópica, de direito privado e sem fins lucrativos, cuja missão é atender aos ideais de seu fundador, o engenheiro Salvador Arena, contribuindo com a sociedade, em especial, com os mais necessitados, atuando nas áreas de educação, saúde, habitação e transformação social, com recursos provenientes da aplicação de seu patrimônio. Reconhecida pelo modelo inovador de gestão, a Fundação Salvador Arena foi a primeira instituição filantrópica do Brasil a conquistar a Certificação ISO 9001. Em 2014, a Fundação recebeu medalha de ouro no Prêmio Paulista de Qualidade da Gestão – PPQG, na categoria Instituições sem Fins Lucrativos.

Participaram do seminário 117 pessoas, entre dirigentes e técnicos de entidades de assistência social e que atuam com a aprendizagem profissional no Estado do Rio de Janeiro, conselheiros de direitos e técnicos de secretarias de governo e afins. Também compareceram dirigentes e técnicos de entidades de assistência social situadas em outros Estados (São Paulo e Goiás), o que enriqueceu muito os debates.

Na abertura, também aconteceu a participação do Grupo Jim Capaldi e Coral Educagente do Núcleo Comunitário São Martinho – RJ, que brindou a todos com uma bela apresentação musical.

Os temas trabalhados no evento foram “Os Desafios da Aprendizagem no Âmbito da Assistência Social”, “A importância do SCFV – Serviço da Convivência e Fortalecimento de Vínculos Familiares e Comunitários no Contexto da Promoção da Integração ao Mundo do Trabalho”, “A Metodologia da Socioaprendizagem”, “O Novo Regime Jurídico das Parcerias entre o Poder Público e as Organizações da Sociedade Civil” e “O Trabalho com Famílias nas Entidades de Assistência Social”.

O evento contou com um “time” maravilhoso de palestrantes: Dra. Rozangela Borota Teixeira, consultora jurídica da Febraeda; Rogério Santos, auditor-fiscal do Trabalho e coordenador do Fórum Estadual da Aprendizagem – FEAP-RJ; Jane Clemente, artista plástica, professora e especialista em Gestão de Projetos Sociais, ex-conselheira Nacional de Assistência Social; Luiz Claudio Bido, psicólogo, mestre em Psicologia, educador, especialista em desenvolvimento de projetos socioeducacionais; Soraya Bido, psicóloga, arteterapeuta e educadora; e Silvio Carajeleascov, master coach, com especialidades em Life Coach, Executive Coach e Coaching de talentos.

A avaliação das atividades pelos participantes foi muito positiva e, no projeto da Federação-FSA se encontram previstas, além do monitoramento via vídeo conferência, mais dois momentos de capacitação, nos meses de junho e setembro de 2017.

O CAMP Mangueira e a APERJ (Associação de Patrulheirismo do Rio de Janeiro) colaboraram, apoiando a organização do evento. A acolhida foi excelente. Trabalhar em equipe sempre é muito bom!

Confira a galeria de fotos!

Fonte: Febraeda