Notícias das Associadas

Cerimônia de posse oficializa representantes para a Comissão dos ODS

not 07 07 2017 3

A Fundação Abrinq, uma das organizações representantes da sociedade civil na Comissão Nacional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), participou da cerimônia de posse que ocorreu ontem, 29 de junho, no Palácio do Planalto.

A posse dos membros era o passo que faltava para iniciar formalmente as atividades da Comissão e a primeira reunião já está marcada para a próxima sexta-feira, dia 7 de julho. A participação da Fundação na Comissão terá como prioridade a construção de um ambiente favorável à implementação dos ODS, o olhar para a implementação subnacional a fim de reduzir as desigualdades internas do país e a priorização das políticas e investimentos para crianças e adolescentes, de extrema importância para a efetivação dos direitos e qualidade de vida de crianças e adolescentes.

Três anos de intensas negociações entre os 193 Estados-membros das Nações Unidas, com a participação da sociedade civil, resultaram na ambiciosa e transformadora agenda dos ODS, com 17 objetivos e 169 metas que devem ser cumpridos até 2030.

O cenário da infância e adolescência no Brasil se mostra bastante desafiador quando analisamos os indicadores nacionais na perspectiva dos ODS. Fazer parte da Comissão Nacional dos ODS será estratégico para pautar esses desafios e avançar nas discussões estruturais que impedem o pleno desenvolvimento de crianças e adolescentes. Não deixar ninguém para trás é um princípio fundamental da Agenda 2030 e um compromisso da Fundação Abrinq.

ODS

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável foram estabelecidos pela Resolução A/70/1 das Nações Unidas, adotada durante a Cúpula das Nações Unidas, composta por 17 objetivos e 169 metas que envolvem ações mundiais em diversas áreas, como erradicação da pobreza, saúde, educação, redução de desigualdades e outros.

Fonte: Fundação Abrinq