Notícias das Associadas

Fundação Vanzolini apoia o Metrosaúde 2017

not 12 07 2017 1

Metrosaúde é uma oportunidade para profissionais e estudantes da área da saúde interagirem com representantes de órgãos de governo, agências regulatórias, associações de classe, organismos de avaliação da conformidade, instituições de ciência e tecnologia, universidades, indústrias e laboratórios de calibração.

O Simpósio

“Investir nos serviços de saúde traz: Segurança ao Paciente e Economia”

No dia 26 de julho, no Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês, acontece o simpósio de metrologia na área da saúde – Metrosaúde 2017, o encontro promoverá uma troca de experiências entre os profissionais da Saúde.

Promovido pela Remesp, o evento vem se consolidando como o ponto de encontro entre engenheiros clínicos, biomédicos, médicos, enfermeiros e especialistas de laboratórios metrológicos de calibração e ensaios.

Neste encontro também estarão reunidos, especialistas das entidades de classe das indústrias do setor, agências reguladoras como ANVISA e VISAS locais, e órgãos da área de avaliação da conformidade do Inmetro.

Para esta edição do Metrosaúde, foi preparada uma programação cujo propósito é discutir a importância do investimento na qualidade dos serviços, com foco principalmente nos procedimentos metrológicos que afetam os centros cirúrgicos e os usuários de equipamentos médicos hospitalares.

Serão abordadas questões como:

  • Regulamentação Técnica Anvisa e Certificação de Produto;
  • Administração hospitalar e o custo da qualidade;
  • A manutenção preventiva dos ambientes e equipamentos no custo da operação, na visão de fabricantes e usuários;
  • Sistemas e metodologias da qualidade para hospitais e centro de diagnósticos, na visão dos seus avaliadores, com foco nas questões metrológicas;
  • Qualificação Metrológica nos processos de esterilização em Autoclaves;
  • Gestão Metrológica relacionada ao pós-comercialização;
  • A importância da boa comunicação do Engenheiro Clínico o Gestor Assistencial;
  • Educação Continuada, Metrologia e Gestão de Equipamentos.
Um painel especial discutirá a importância da participação dos técnicos em treinamentos, principalmente quando novos equipamentos forem adquiridos. O foco deste painel é a educação continuada, com a intenção de incentivar esta prática para todos os profissionais da saúde. Outro ponto a ser tratado é a monitoração constante da produtividade e da qualidade dos serviços por eles realizados.

Também será debatido como uma comunicação cordial e eficaz entre Engenheiros Clínicos e Gestores Assistenciais contribui para uma boa dinâmica interna na administração de um Hospital.

Saiba mais em: www.metrosaude.tmp.br

A Fundação Vanzolini e sua atuação na área da saúde

Uma das entidades apoiadoras do Metrosaúde 2017, a Fundação Vanzolini, ao longo de seus 50 anos de história, tem trabalhado para contribuir com a busca contínua por qualidade nos serviços de saúde.

Por este motivo, além das questões básicas da assistência adequada e da segurança do paciente, a gestão da Qualidade e a Produtividade dos processos tornaram-se também aspectos desafiadores fundamentais para a sobrevivência das Organizações, constituindo-se assim numa nova filosofia da administração.

As empresas perceberam a importância de se analisarem criticamente e adaptarem seus diversos processos e relações, através de programas de modernização gerencial, tipicamente educacionais, além do desenvolvimento de Sistemas de Gestão certificáveis por normas específicas, tais como ISO 9001, ISO 14001 e ONA.

Conheça nossas soluções, treinamentos, projetos e/ou certificações para o segmento de saúde. Ou acesse: www.vanzolini.org.br

Contamos com a presença todos vocês para que, juntos, possamos contribuir para que os serviços de saúde sejam cada vez mais eficientes e seguros.

Fonte: Fundação Vanzolini