Notícias das Associadas

Vem aí o Hackathon USP 2017!

not 04 08 2017 5

O IME Workshop se junta ao Núcleo de Empreendedorismo da USP – NEU e à Pró-Reitoria de Pesquisa da USP para um novo objetivo: reimaginar o uso de tecnologia para produção científica.

A tecnologia tem revolucionado o modo de viver das pessoas, seja na comunicação, no entretenimento ou nos negócios. Ela já está inserida em diversas áreas essenciais do dia a dia. Neste hackathon, o objetivo será explorar o potencial transformador da tecnologia para melhorar um dos itens de maior interesse para a universidade — a Ciência — tendo como foco criar soluções que melhorem a eficiência da produção científica.

Mas o que é esse tal de hackathon?

Hackathon (palavra-valise inglesa, formada pelos vocábulos to hack, ‘fatiar’, ‘quebrar’, ‘alterar ou ter acesso a um arquivo ou rede’, e marathon, maratona) é uma maratona de programação na qual pessoas se reúnem por horas, dias ou até semanas, a fim de explorar dados abertos, desvendar códigos e sistemas lógicos, discutir novas ideias e desenvolver projetos de software ou mesmo de hardware. Neste caso, trata-se de um evento em que equipes de até 4 pessoas quebram a cabeça para desenvolver soluções criativas e inovadoras para algum tema durante um período de 24h. O tema da vez será “Utilizando a tecnologia para melhorar a produção científica”.

A Fundação Vanzolini, que tem como missão desenvolver e disseminar conhecimentos científicos e tecnológicos, é uma das incentivadoras e apoiadoras da ação que objetiva promover e desenvolver soluções para a produção científica, atividade de grande relevância para a universidade e de grande contribuição para o mercado e a sociedade em geral.

Sobre o evento

Quando?
– 19 e 20/08 (sábado e domingo).

Onde?
– Na Cidade Universitária – USP, mais precisamente no Centro de Competência em Software Livre (CCSL) do IME-USP.

Outras informações?

Confira no Facebook do Núcleo de Empreendedorismo da USP – NEU

Fonte: Fundação Vanzolini