Notícias das Associadas

Empresas Amigas da Criança apresentam práticas de responsabilidade social voltadas para crianças e adolescentes

not 31 08 2017 2


Entre os dias 15 e 17 de agosto, a Fundação Abrinq, por meio do Programa Empresa Amiga da Criança (PEAC), participou do 43º Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas ­­– CONARH 2017, o maior evento da América Latina sobre recursos humanos e gestão de pessoas. A Fundação se destacou por trazer para o Congresso, de forma exclusiva, a atuação social de empresas comprometidas com a causa da infância e adolescência.

O evento foi uma ótima oportunidade para compartilhar o trabalho realizado pela Fundação Abrinq, inspirando pessoas, empresas e gestores. “Eu fico até emocionada por que é muito gratificante conhecer essas empresas, acho que faltam empresas que busquem esse investimento nas crianças. Elas são o nosso futuro”, conta Juliana Lorensseto Barbosa, participante do evento.

Por meio de palestras, as Empresas Amigas da Criança puderam compartilhar com o público algumas práticas de responsabilidade social e investimento social privado em prol de crianças e adolescentes, dentre elas: salas de cinema itinerante em regiões de baixo acesso à cultura; campanhas de combate ao trabalho infantil e exploração sexual; utilização de cláusulas contratuais com os fornecedores sobre a não utilização de mão de obra infantil; programas de voluntariado corporativo; prêmios de inovação social; feira de ciências para jovens e ações de educação e informações sobre trânsito com crianças e adolescentes; engajando assim, outras empresas na atuação pela causa.

Leana Moreno Mattei, assessora de desenvolvimento socioambiental da Concessionária Bahia Norte, comentou a importância em participar de eventos como esse: “Para a Bahia Norte é sempre um prazer compartilhar iniciativas positivas, porque o trabalho de inspiração é constante, e trabalhar com responsabilidade social é acreditar nessa atuação em rede. Quando ouvimos as experiências de outras empresas e dividimos as nossas, há sempre possibilidade de crescer nessa parceria. A Fundação Abrinq tem nos estimulado com esse poder de transformar, de acreditar junto e fazer junto”.

“Mostrar um pouco do que fazemos para outras empresas traz uma transformação pessoal para quem participa das palestras, mas muito mais do que isso. é também uma possibilidade de interação entre as empresas, o que facilita o trabalho de mobilização, de multiplicação e fortalece o ideal de que, sim, a criança e o adolescente podem ter um futuro melhor e isso depende do que a gente plantar hoje”. André Misse Medeiros, Analista de Sustentabilidade EDP São Paulo – Instituto EDP.

“Primeiramente gostaria de parabenizar a Fundação Abrinq pela luta em defesa dos direitos da criança e adolescente. Esse espaço é muito importante para que empresas como nós, possamos dialogar com as pessoas sobre as atividades que desenvolvemos e mostrar um pouco da nossa contribuição social. Juntos somos fortes! Gratidão pelo convite e pela oportunidade”. Marcio Moreira, Responsabilidade Social / Treinamento, Surya Solidária.

As Empresas Amigas da Criança que apresentaram sua atuação social foram:
  • 3M do Brasil
  • Carrefour
  • Central Nacional Unimed
  • Concessionária Bahia Norte
  • EDP Bandeirante
  • Faber-Castell
  • Itaipu Binacional
  • Liquigás
  • Mondelez
  • MRV Engenharia
  • MSC Brasil
  • Santa Helena Indústria de Alimentos
  • Surya Brasil
  • Volkswagen do Brasil
O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE-SP), parceiro da Fundação Abrinq, também participou das palestras, trazendo informações acerca da Lei da Aprendizagem e da atuação do CIEE no estado de São Paulo através do Programa Aprendiz Legal, uma forma de incentivar a contratação dos jovens aprendizes de forma protegida e, além disto, auxiliar também na prevenção do trabalho infantil.

“Foi muito importante para a Itaipu mostrar o seu Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente num evento tão renomado como o CONARH, e assim incentivar outras empresas a priorizarem as crianças e adolescentes em suas práticas de responsabilidade social. A Itaipu é parceira da Fundação Abrinq desde 1997. Parabéns pelo trabalho e parceria!”. Lígia Neves, Divisão de Gestão de Responsabilidade Social, Itaipu Binacional.

Veja como foi a participação da Fundação Abrinq no Conarh: CONARH 2017

Fonte: Fundação Abrinq