Notícias das Associadas

Das salas de aula para o parque: Sorriso (MT) faz e conta histórias para as crianças

not 28 09 2017 3

Contar histórias é uma das maneiras mais simples de incentivar o desenvolvimento do imaginário das crianças. Basta tempo, um adulto e uma criança para que juntos eles possam se aventurar por um mundo de sonhos.

A Fundação Abrinq qualificou professores e coordenadores da Educação Infantil das cidades de Sorriso e Nova Ubiratã (MT). O projeto, que teve duração de um ano, contou com formações nos temas Contação de Histórias, Musicalização, Educação inclusiva, Relações Étnico-Raciais, entre outros.

E antes mesmo do projeto se encerrar, a vida das crianças do munícipio de Sorriso já havia sido transformada. Apesar de apresentar muitos espaços abertos e praças, a cidade não possui tantas opções culturais para as crianças. Mas, foi após uma das formações de contação de histórias promovida pela Fundação Abrinq que, um grupo de educadoras resolveu se reunir para levar histórias para crianças que ainda não possuem acesso à Educação Infantil. A fila de espera de acesso às creches passa de 1.600 crianças entre 0 e 3 anos.

Com livros, fantoches e instrumentos musicais criados com materiais reciclados, as professoras sentaram no chão para contar histórias e brincar com as crianças que passavam pelo Parque Ecológico. O dia contou também com um teatro sobre o Folclore brasileiro, comemorado todo mês de agosto.

Perguntadas sobre a continuidade da contação de histórias em espaços públicos, as educadoras foram categóricas: “ainda vamos contar muitas histórias para as crianças de Sorriso”. E, sem dúvidas, elas já fazem história na vida dos pequenos.

O Projeto Jeitos de Aprender é patrocinado pela COFCO BRASIL.

Fonte: Fundação Abrinq