Notícias das Associadas

FSA lança e-book gratuito sobre gestão no terceiro setor

not 11 12 2017 1
Livro foi produzido por alunos do curso de Gestão Profissional e expõe estudos e métodos essenciais para o fortalecimento da área

Com o objetivo de compartilhar práticas de gestão no terceiro setor, a Fundação Salvador Arena (FSA) acaba de lançar o e-book gratuito “A Gestão do Terceiro Setor e suas Finalidades: Plano, Projeto e Prática”. Produzido por dirigentes de instituições sem fins lucrativos que fizeram o curso de Gestão Profissional da FSA, o livro faz parte da “Coleção FSA de Boas Práticas”.

O material é composto por artigos produzidos para os trabalhos de conclusão de curso de 26 alunos de 13 entidades parceiras da Fundação Salvador Arena. Entre os meses de julho e dezembro de 2016, dois integrantes de cada organização produziram reflexões sobre temas específicos do terceiro setor. Captação de recursos, estrutura de gestão, metodologia para sustentabilidade, geração de renda própria e oportunidades para socioaprendizagem foram alguns deles.

“Entre as iniciativas propostas pela FSA está a preocupação na disseminação de conhecimento e de métodos modernos de gestão, essenciais para o fortalecimento do protagonismo de um setor mais qualificado e eficaz. A publicação faz parte desse movimento e se dispõe a contribuir com os ideais e causas da rede socioassistencial”, explica o Gerente de Desenvolvimento e Promoção Social, Sergio Loyola.

Oferecido gratuitamente pela FSA, o curso é realizado anualmente e aborda temas como legislação vigente, comunicação e marketing, administração etc. Os participantes percorrem uma extensa jornada, iniciada com aplicação de um questionário diagnóstico, sucedida por um programa de aulas presenciais, seminários e interações virtuais feitas por meio de webinars, envolvendo não só os alunos, como também os seus pares e os dirigentes de suas respectivas organizações.

Trata-se de uma coleção, que está em seu primeiro volume e representa um ponto de partida que antecede novas publicações, a serem apresentadas ao público na medida em que outros parceiros da Fundação participem dos próximos cursos. O próximo lançamento está previsto para o primeiro semestre de 2018.

O livro “A Gestão do Terceiro Setor e suas Finalidades: Plano, Projeto e Prática” está disponível para download no site da Fundação Salvador Arena e das entidades participantes do projeto, listadas a seguir:

Ação Social Cristo Rei
APAE de Santo André/ Rotary Club de Santo André
Associação Irmãs da Providência / Casa Padre Luis Scrosoppi
Associação Morumbi de Integração Social
Associação Patrulheiros Mirins de São Caetano do Sul - Oscar Klein
Centro de Formação Profissional Camp Guarujá
Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos
Entidade Social Todo Mundo Feliz
Fundação Nossa Senhora Auxiliadora do Ipiranga
Instituição Assistencial Nosso Lar
Lar do Ancião de Diadema
Núcleo Educacional da Santa Casa de Diadema
Projeto Jeda (Associação Civil Projeto Juventude Esperança do Amanhã)

Fonte: Fundação Salvador Arena