Notícias das Associadas

PoliStart estréia em evento do Cubo e apresenta 10 startups de estudantes da Poli e USP

not 15 01 2018 3

No dia 21 de dezembro, a PoliStart aceleradora de startups deu inicio oficialmente às suas atividades. A primeira missão foi levar um grupo de alunos e ex-alunos da Politécnica da USP, representando 10 startups, para apresentarem suas ideias, produtos e serviços no Cubo (iniciativa de fomento ao empreendedorismo do Itaú Unibanco e do fundo de capital de risco Redpoint Ventures).

Com projetos, produtos e serviços em diversas áreas, as startups foram elogiadas pelo diretor do Cubo, Flavio Pripas, que se mostrou impressionado com a maturidade do trabalho apresentado e anunciou a parceria com a PoliStart.

“Para o Cubo, iniciativa de fomento ao empreendedorismo, a parceria com a PoliStart é de extrema importância. A Universidade forma talentos, e se conseguirmos colocar este talento em prol da criação de novos negócios, produtos e serviços, vamos mudar o status quo das novas empresas, e conseguiremos mudar este pais de patamar. O nível de maturidade destas 10 empresas da PoliStart da USP é impressionante!”, declara Flavio Pripas.

PoliStart estréia em evento do Cubo e apresenta 10 startups de estudantes da Politécnica e USPDe acordo com o empresário, engenheiro da turma de 80 da Politécnica, e um dos criadores da PoliStart, Marco Szili, “o objetivo de trazer a Universidade para perto do mercado, em particular a Escola Politécnica, foi um avanço enorme”. E complementa: “Hoje, quem esteve no evento, viu que o grau de maturidade da Universidade é muito maior do que o percebido pelo mercado. Que as chances de êxito de startups nesse grau de ‘junioridade’ é muito grande. E o que foi apresentado em todas as áreas, e diria até com ênfase principal no Agronegócio, tem muita chance de sucesso”.

Segundo Flavio Pripas, foi muito interessante ver que estes jovens estudantes já têm uma ideia de negócios consistente. “Conseguimos passar para eles um feedback como fazemos para as startups do mercado, por que eles já chegaram com modelo de negócio consistente, alguns com empresa faturando, com cliente. O Cubo poderá ajudá-los a mudar de patamar, a apresentar investidores”, finaliza.

PoliStart estréia em evento do Cubo e apresenta 10 startups de estudantes da Politécnica e USPE na questão de investimentos, os diretores da PoliStart já têm novidades também, como revela Rubens Approbato Machado Júnior, ex-aluno integrante da turma de 80 e um dos idealizadores da Aceleradora: “Em adição a PoliStart, estamos também trabalhando na formação de uma rede de investidores anjo, a Poli Angels, que apoiará startups disruptivas, com alto grau de tecnologia e oriundos da Escola Politécnica, como os que foram apresentados hoje”.

As 10 startups selecionadas para a apresentação foram: Área 25 (solução para retail); StemBlocKs (interfaces para jogos de tabuleiro); Mvisia (visão computacional para produtividade agrícola); Briva (automação do passar roupas); Retina Vision (tecnologias para recuperação veicular); TechTalK (processamento de linguagem para atendimento automatizado); CromAI (sistema de visão computacional para maturação de frutos, pragas e deficiência nutricional); Gavel (solução de rastreabilidade com blocKchain); ParKware (otimização de fluxos de entrada/saída em estacionamentos); e a Roadlabs (serviços de monitoramento em rodovias) – da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – convidada especial da PoliStart.

Fonte: Fundação Vanzolini