Notícias das Associadas

Fundação Dorina recebe escolas de São Paulo para promover inclusão

Projeto oferece visitas educativas para estimular a inclusão das pessoas cegas ou com baixa visão e minimizar os preconceitos acerca da deficiência visual.

not 19 01 2018 4
Meninos em um dos corredores da Fundação Dorina.

A Fundação Dorina deverá receber cerca de 7 mil alunos da rede pública de São Paulo até julho de 2018. Iniciado no final do ano passado, o projeto Incluindo com o Centro de Memória oferece visitas educativas para estimular o conhecimento sobre a deficiência visual, além de promover o debate sobre a importância da inclusão de pessoas cegas ou com baixa visão.

Na visita os alunos têm a oportunidade de conhecer as principais ações e histórias que mudaram a vida das pessoas com deficiência visual no Brasil e no mundo, além de participarem de atividades lúdicas para vivenciar o que as pessoas que não enxergam enfrentam diariamente.

not 19 01 2018 5

Projeto deve receber cerca de 7 mil crianças e adolescentes de escolas públicas de São Paulo até julho de 2018

“Muitos acham que as pessoas cegas não podem morar sozinhas, cozinhar, usar o computador ou o celular, e aqui descobrem que tudo isso é possível. Os alunos são estimulados a ter mais empatia não só com os colegas com deficiência visual, mas com todos que vivem de uma forma diferente”, conta a educadora do Centro de Memória Fernanda Ferreira.

O Centro de Memória da Fundação Dorina conta com:
  • Exposição em formato acessível com recursos táteis e sonoros, piso tátil, audiodescrição, etc;
  • Equipamentos para escrita em braile;
  • Atividades educativas adaptadas para as diferentes faixas etárias;
  • Esculturas e objetos disponíveis ao toque;
  • Publicações em formatos acessíveis;
  • Visita à Imprensa Braille – a maior em capacidade de produção da América Latina – para conhecer de perto como é feita uma transcrição e impressão em braile;
  • Livros em diversos formatos, como braile, com fonte ampliada, audiolivro e digital acessível;
Traga a sua escola!

Qualquer escola municipal ou estadual da cidade de São Paulo pode se inscrever! Basta agendar dia e horário da visita pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

O projeto oferece materiais educativos, ônibus e alimentação gratuitos para todos os professores e alunos!

Incluindo com o Centro de Memória tem o apoio do FUMCAD (Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) e da Prefeitura de São Paulo.

Centro de Memória Dorina Nowill

O Centro de Memória Dorina Nowill tem como missão apresentar a história da luta das pessoas com deficiência visual no Brasil e no mundo, como de sua fundadora Dorina de Gouvêa Nowill.

Instituído em 2002, o centro cuida para que essa história seja preservada, compartilhada e para que muitos sentidos continuem sendo possíveis. O objetivo é desenvolver um trabalho que mostra de perto a jornada destas pessoas por meio de acervo composto por peças tiflológicas (máquinas braille, regletes, sorobans), textuais (cartas, diplomas, publicações), iconográficos (fotografias); audiovisuais (reportagens) e depoimentos orais.

Toda a exposição possui recursos de acessibilidade às pessoas com deficiência.

Fonte: Fundação Dorina