Notícias das Associadas

Seis Sigma como oportunidade para desenvolver carreiras

not 27 02 2018 4

Qualidade e produtividade são temas presentes na indústria desde a década de 70. A área de serviços começou a se preocupar com o assunto a partir dos anos 90. “Há ainda um grande mercado a ser explorado pelo Lean Seis Sigma”, lembra Alberto Ramos, professor e especialista da Fundação Vanzolini.

Lean Seis Sigma é a combinação de duas metodologias que pode ser aplicada em diferentes tipos de empresa e setores, como indústrias, hospitais, bancos, financeiras, telecomunicações e agropecuária. No Brasil, sua aplicação tem sido cada vez mais importante em empresas que buscam assegurar maior produtividade e se manter ainda mais competitivas.

Concebido inicialmente pela Motorola, com o objetivo de reduzir defeitos na fabricação de produtos eletrônicos, a General Electric (GE), por exemplo, foi quem mais a aplicou intensamente com alcance de grandes resultados. A partir do ano 2000, em um processo de evolução, houve a integração do Seis Sigma ao Lean Thinking (Pensamento Enxuto), uma metodologia desenvolvida pela Toyota para eliminação de desperdícios.

Os especialistas que atuam nesse campo são os Black Belts, profissionais que dominam as ferramentas necessárias para aplicação de metodologias com o objetivo de melhorar processos e reduzir desperdícios nas organizações. A Fundação Vanzolini atua com grande expressão no campo do Lean Seis Sigma, tanto em projetos de consultoria quanto na capacitação de profissionais.

O momento econômico, em retomada de crescimento, revela que a metolodologia Lean Seis Sigma pode ser uma grande aliada para empresas que pretendam crescer já com seus processos ajustados a esta nova fase e aos profissionais que quiser estar preparados para esta oportunidade de mercado.

______

Sobre Alberto Wunderler Ramos

Um dos mais reconhecidos profissionais em Lean Seis Sigma, Alberto Ramos é engenheiro e doutor em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo. Possui forte experiência nesta área, com ênfase em Engenharia do Produto, e atuação nos temas: estudos de capacidade, controle estatístico de processo (CEP), Lean Seis Sigma e Controle da Qualidade na Manufatura. É também coordenador de pós-graduação em Qualidade e Produtividade da Poli USP e de capacitação em Lean Seis Sigma na Fundação Vanzolini.

Fonte: Fundação Vanzolini