Notícias das Associadas

Professor da Fundação Vanzolini lança livro sobre indicadores de desempenho

not 12 03 2018 3

Em parceria com a professora de Economia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Andresa S. N. Francischini, o coordenador do MBA em Gestão da Produção da Fundação Vanzolini e POLI-USP, Paulino Graciano Francischini, lança em breve o livro Indicadores de Desempenho: Dos objetivos à ação — métodos para elaborar KPIs e obter resultados.

Primeiro o objetivo, depois o indicador: essa é a principal lição que os autores pretendem transmitir neste livro. Basicamente, objetivo é a resolução esperada de um problema que o gestor enfrenta em sua rotina diária. Assim, para que o seu sistema de medição de desempenho seja eficaz, é necessário ter claro quais requisitos acordados ou esperados pelos seus clientes internos e externos que o gestor não está sendo capaz de entregar. O gestor vai perceber que não é simples focar nos problemas relevantes, ele tem que resolver e deve contar com a ajuda de sensores de coleta e ferramentas de tratamento de dados, que permitam obter informações para evidenciar esses problemas.

O termo Key Performance Indicators mostra que monitorar poucos indicadores é essencial, para que o gestor possa focar o investimento de tempo e recursos para atuar no processo produtivo que gerencia. Outra lição importante é que todo indicador deve ter uma meta, ou seja, um valor que deve ser atingido em determinado período de tempo. A diferença entre o valor atual do indicador e a meta é chamada de gap ou lacuna. A detecção do gap deve levar o gestor a descobrir a causa e implementar ações corretivas. Em outras palavras, os indicadores devem levar o gestor a agir para conseguir o resultado esperado.

Este livro reúne pesquisa acadêmica e experiência dos autores como professores universitários, consultores de projetos de melhoria de produtividade e pesquisadores nas áreas de Economia e Internacionalização de Empresas.

O lançamento do livro Indicadores de Desempenho: Dos objetivos à ação — métodos para elabora KPIs e obter resultados acontece no dia 28 de março de 2018, das 17h às 19h30, no Centro Histórico da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Mais informações sobre o livro, no site da Editora Alta Books: clique aqui.

Fonte: Fundação Vanzolini