Notícias das Associadas

Dia mundial da água: mais de dez milhões de moradores brasileiros vivem sem acesso à água canalizada

not 28 03 2018 2

Ao compreender que o direito à água potável é essencial para a vida e a saúde, para a Fundação Abrinq, garantir o acesso a ela também é assegurar a dignidade de crianças e adolescentes. No entanto, 17,2%* da população brasileira vive sem acesso à rede de distribuição de água, o que corresponde a mais de 10 milhões* de moradores sem acesso à água canalizada.

De acordo com informações do Instituto Trata Brasil, estima-se que 361 mil crianças menores de cinco anos de idade morrem em razão de diarreia, como resultado do baixo acesso ao saneamento básico e a condições adequadas de higiene. Em consequência disso, carências configuradas nas crises hídricas e sanitárias causam doenças tradicionais da água poluída como, por exemplo, hepatite A, verminoses e dermatites.

No Dia Mundial da Água, a Fundação Abrinq reforça seu apoio ao acesso, saneamento e consumo da água potável. Dessa forma, contribui para o debate sobre a importância do tema, a fim de transformar a realidade de milhares de crianças e adolescentes.

*Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 2010 | Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), 2015

Fonte: Fundação Abrinq