Notícias das Associadas

Sampapão, iniciativa do SINDIPAN e FUNDIPAN, promoveu concurso de jovens padeiros

not 17 05 2018 1
Criar um concurso para jovens padeiros e confeiteiros. Essa foi uma das idéias que surgiram de uma reunião chamada de “Rodada de Ideias”, promovida pelo SAMPAPÃO. O objetivo, explica o diretor Flávio Leite, era mostrar para as crianças como funciona uma padaria e uma confeitaria.

Também diretora do Sindicato, Andreia Roldão comenta que é possível perceber, em alguns casos, uma familiaridade da criança com os instrumentos. “Provavelmente são crianças que tem isso dentro de casa. Ás vezes a mãe é uma boleira, mesmo que não seja profissional, mas faz bolo para encomendas. Isso às vezes faz com que a criança desperte e busque a profissionalização.”

A diretora da Escola IDPC, Sandra Freitas explica que foram abertas inscrições no site e convidadas crianças com grau de parentesco com panificadores e seus funcionários, bem como das escolas próximas ao Sindicato. As crianças têm entre 10 e 12 anos, sendo 10 em cada turno. As do período da manhã ficaram com a confeitaria e as da tarde a panificação.

A coordenadora Técnica do SAMPAPÃO, Monise Pinheiro diz que é um trabalho de formiguinha, que tem por objetivo despertar a vontade de participar desse universo que é a panificação. Monise foi uma das juradas do evento.

Na abertura dos trabalhos o chef Rogério Shimura promoveu o clássico batismo da farinha, fazendo a alegria da criançada. “Acho que é um incentivo para essa molecada que está chegando e mostrar uma profissão que foi esquecida no tempo. Temos que dar valor aos profissionais que estão chegando e aprendendo agora.”

O gerente Executivo da Escola IDPC, professor Humberto Marzinotto também acha importante despertar nas crianças eventuais vocações para esse trabalho. “É uma oportunidade que o SAMPAPÃO oferece e uma chance que eles têm de apreciar uma nova vocação.”

Na parte da manhã as crianças receberam um bolo partido ao meio, diversos tipos de recheios e coberturas e mostraram toda criatividade. O trio de jurados experimentou cada um dos bolos, logo após a apresentação oficial pelos autores. A vencedora foi Talia de Santos Oliveira, que afirmou ter sido a primeira vez que confeitou um bolo. “Achei muito divertido, legal e interessante. Acho muito legal mexer com essas coisas de cozinha.”

Na parte da tarde as crianças receberam polvilho, farinha de trigo, queijo ralado, ovo e água para fazer uma massa de pão de queijo. A vencedora foi Gabrielly Jesus de Souza Santos. Ela gostou da prova e sonha ser empresária quando crescer; quem sabe dona de padaria.

Fonte: Fundipão