Notícias das Associadas

Com apoio da Fundação Abrinq, São Paulo agiliza o financiamento de projetos voltados à infância

not 14 06 2018 1

Na semana passada, a cidade de São Paulo (SP) comemorou a desburocratização do Fundo Municipal dos Direitos da Infância e da Adolescência (FUMCAD)¹.

Após uma profunda análise e diagnóstico, a Secretaria de Direitos Humanos, em parceria com a Fundação Abrinq, tomou diversas medidas para agilizar os processos e ter mais autonomia sobre os recursos destinados à projetos de organizações da sociedade civil. “Nós estamos em uma fase de organização do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) e da estrutura do FUMCAD. Estabelecemos novos fluxos e treinamos os funcionários”, declara a Secretária de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo, Eloísa Arruda.

A desburocratização no repasse dos recursos possibilitou aumentar em 50% o número de parcerias com organizações civis, firmando o septuagésimo convênio com a sociedade civil, além de aprovar o recurso de R$ 17 milhões para terminar obras de 27 creches que estavam paradas. A previsão é beneficiar mais de 600 mil crianças e adolescentes, com o total de recursos repassados em 2018 para o desenvolvimento de projetos.

“Na medida em que você tem um serviço eficiente de repasse de recursos, as entidades têm a tranquilidade de habilitar seus projetos. E todos os projetos são destinados a crianças e adolescentes”, afirma Eloísa.

“Do ano passado para cá, conseguimos dobrar o número de convênios e isso foi fruto de um grande esforço, no qual a Fundação Abrinq nos ajudou. Ela trouxe serviços de consultoria e a expertise de outros estados, boas práticas desenvolvidas em outros estados”, completa.

Para a gerente executiva da Fundação Abrinq, Denise Cesario, “o processo de agilização e desburocratização dos Fundos da Infância e Adolescência deve ser prioridade, porque em um cenário de crise econômica, é uma medida estratégica para ampliar a capacidade da administração na execução de programas e políticas para crianças e adolescentes. Também aumenta a credibilidade do CMDCA junto aos doadores que enxergam a aplicação do recurso mais ágil e efetiva. Ficamos satisfeitos em ver nosso suporte técnico materializado em ações práticas e beneficiando mais de 600 mil crianças nos projetos que serão apoiados pelo Fundo Municipal de São Paulo.”.

A Fundação Abrinq também trabalha para ajudar a desburocratizar e agilizar o financiamento de projetos voltados para à infância pelo FUMCAD, mesmo não tendo nenhum projeto financiado.

O aumento de parcerias firmadas é consequência de medidas adotadas pela Secretaria, que organizou os fluxos com o objetivo de melhorar a eficiência na aplicação dos recursos advindos do FUMCAD.

¹ Tem como objetivo financiar projetos que garantam os direitos da criança e do adolescente.

Fonte: Fundação Abrinq