Notícias das Associadas

Órgãos públicos buscam melhoria da prestação de serviços através de certificações

not 26 06 2018 4

Órgãos públicos buscam melhoria da prestação de serviços através de certificações. A constante cobrança da população para que os órgãos públicos efetuem seus serviços com transparência, competência e eficácia tem demandado cada vez mais a necessidade de melhoria na Administração Pública que vem buscando inovar para deixar de vez o paradigma de má qualidade no atendimento ao contribuinte. Nesta onda de inovação, diversas instituições estão participando de certificações, efetuando criação de Ouvidorias, e se aprofundando na criação de novos processos de trabalho, mais ágeis e com mais qualidade.

É o caso, por exemplo, da Câmara Municipal de Barueri que, no mês de maio, foi auditada pela Fundação Vanzolini, na companhia da IQNet (maior rede mundial de entidades certificadoras de sistemas de gestão), e do SAAS (Serviços de Acreditação de Responsabilidade Social). Processos de gestão da alta direção, gestão de pessoas, saúde e segurança, desempenho social, e gestão de documentos estavam no cronograma desta visita em busca de oportunidades de melhoria das não conformidades frente à norma e seus requisitos. O objetivo da auditoria foi aferir a conformidade do Sistema de Gestão de Responsabilidade da Câmara Municipal de Barueri à norma SA8000:2014, com vistas à manutenção da certificação.

A SA8000  é a primeira norma possível de ser auditada nesta área. A norma baseia-se nas convenções estabelecidas pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), a Declaração Universal dos Direitos do Homem e a Convenção das Nações Unidas para os Direitos das Crianças. A Social Accountability Accreditation Services escolheu visitar a Câmara Municipal de Barueri por ser exemplo de boas práticas e primeira no mundo a conquistar o Certificado de Responsabilidade Social SA8000, em 2006.

Órgãos públicos buscam melhoria da prestação de serviços através de certificaçõesTambém em busca da melhoria constante na qualidade dos serviços, a Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), é uma das primeiras unidades do TJRJ a conquistar o certificado de qualidade NBR ISO 9001:2015. Cumprindo sua missão de formar, aperfeiçoar magistrados e disseminar o conhecimento jurídico, o órgão recebeu, neste mês, a recomendação da equipe auditora da Fundação Vanzolini para obtenção da migração do certificado do sistema de gestão da qualidade para a nova versão 2015 da norma ABNT NBR ISO 9001.

Mantendo o sistema de gestão da qualidade certificado, desde o ano de 2004, a EMERJ empreendeu esforços internos para implementar o pensamento baseado em risco, principal mudança da nova versão da norma. Trata-se de uma grande conquista para a EMERJ. A migração do certificado significa o reconhecimento de que a Escola está cumprindo todos os requisitos e princípios de gestão da qualidade reconhecidos internacionalmente.

Fonte: Fundação Vanzolini