Notícias das Associadas

Jovem pesquisador brasileiro recebe prêmio internacional na área química

not 31 08 2018 4

O reconhecimento é resultado da excelência do programa de Mestrado em Engenharia Química da FEI

Com menos de cinco anos de existência, o Mestrado em Engenharia Química do Centro Universitário FEI avança cada dia mais no seu objetivo, que é o de qualificar profissionais com excelência, para desenvolver ciência e tecnologia e superar os grandes desafios nacional e regional encontrados na academia e na indústria.

E um dos exemplos desse êxito foi o projeto de dissertação de mestrado na área de Termodinâmica Química do ex-aluno do curso, Gustavo Vieira Olivieri, escolhido pela Calorimetry Conference (Calcon 2018), como um dos ganhadores do Willian F. Giauque Memorial Award, o mais importante prêmio internacional dado a jovens estudantes na área de Calorimetria e Termodinâmica Química. O prêmio é em memória ao Professor Wiilian Giauque, ganhador do Prêmio Nobel de Química de 1949, pelas suas contribuições na área da Termodinâmica.

Gustavo Olivieri, que concluiu o mestrado recentemente, sob a orientação do coordenador do curso de graduação e pós-graduação do Centro Universitário FEI, Prof. Dr. Ricardo Belchior Torres, desenvolveu uma pesquisa na área de Termodinâmica Química que consistiu no estudo experimental e modelagem de propriedades termodinâmicas e espectroscópicas de sistemas líquidos binários contendo (dimetil carbonato + álcoois) em diferentes temperaturas e à altas pressões. O conhecimento dessas propriedades termodinâmicas é muito importante na Engenharia Química, sobretudo, em projetos e operações de processos. A substância de interesse principal no estudo foi o dimetil carbonato (DMC), que tem atraído atenção nas últimas décadas como uma plataforma química verde, devido às suas extensas aplicações em vários campos, como produtos farmacêuticos, revestimentos e eletrólitos de baterias de íons de lítio e, também, como aditivo para combustíveis.

A Calorimetry Conference (CalCon) é a mais importante conferência em calorimetria no Mundo e na edição de 2018 foi realizada concomitantemente com a International Conference on Chemical Thermodynamics (ICCT) entre os dias 05 e 10 de agosto em Granlibakken, Lake Tahoe, Estados Unidos. Gustavo acredita que um dos fatores que contribuíram para a premiação foi a dimensão do estudo, o qual envolveu uma ampla e cuidadosa determinação de dados experimentais, modelagem e propriedades espectroscópicas. “Fiquei muito emocionado ao saber que meu projeto havia sido creditado a receber o prêmio, pois é um reconhecimento por ter realizado uma contribuição para a área de pesquisa. Expor oralmente meu projeto para diversos pesquisadores renomados na área de Termodinâmica Química foi uma experiência que, sem dúvidas abrirá as portas para novas oportunidades tão incríveis como esta”, celebra o mestre em Engenharia Química pela FEI.

Para o Ricardo Belchior, a conquista do prêmio é resultado das pesquisas quem vem sendo realizadas pelo grupo de Termodinâmica Química da FEI desde 2005, bem como o comprometido da Instituição com a comunidade científica no desenvolvimento de pesquisa de alta qualidade e na formação de profissionais e pesquisadores cada vez mais qualificados e prontos para assumir o protagonismo em um cenário de pesquisa e desenvolvimento de tecnologia cada vez mais inovador. “Não foi nenhuma surpresa para mim a conquista do Prêmio. Tive o privilégio de orientar o Gustavo durante a sua iniciação científica e no seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), o qual originou uma publicação em revista estratificada como A1 no Qualis da CAPES. Submetemos também um projeto para a FAPESP e ele foi o primeiro bolsista do programa de Mestrado em Engenharia Química da FEI contemplado com financiamento da fundação paulista. A concessão da bolsa nos deu tranquilidade para novos desafios nas nossas pesquisas. Isso foi fundamental para que eu submetesse o trabalho dele para concorrer ao Willian F. Giauque Memorial Award. Espero que o prêmio seja uma inspiração para ele buscar novos desafios em um Programa de Doutorado e para os demais alunos da FEI”.

Fonte: FEI