Notícias das Associadas

Setembro Amarelo: precisamos falar sobre o suicídio

not 14 09 2018 6

Campanha promove prevenção do suicídio com ações de mobilização em todo o país

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização idealizada pelo Centro de Valorização da Vida (CVV)  sobre a prevenção do suicídio. Durante todo o mês, diversos espaços públicos e privados são decorados com a cor amarela para chamar atenção das pessoas para a importância da saúde mental em todo o país.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 9,3% dos brasileiros apresentam transtornos de ansiedade, e 12% sofrem com a depressão – uma das principais causas de suicídio. Esses números colocam o Brasil como o país com maiores índices dessas doenças na América Latina.

Cerca de 11 mil brasileiros tiram a própria vida por ano, em média, de acordo com o Ministério da Saúde.

Disque 188

Além de diversas ações de mobilização, o Setembro Amarelo também conta com o Disque 188, um serviço de prevenção ao suicídio que funciona durante o ano todo, sem pausas.

Por meio do telefone 188, o CVV oferece apoio emocional a pessoas que querem e precisam conversar, sob sigilo absoluto. As ligações são gratuitas em todo o Brasil e podem ser feitas em qualquer horário, todos os dias.

Cegueira e depressão

Não é raro que pessoas atendidas pela Fundação Dorina apresentem sintomas de depressão quando perdem a visão. Por isso, o acompanhamento psicológico realizado durante a reabilitação dessas pessoas é fundamental.

“A dor da perda visual é semelhante à perda de um ente querido, traz consigo diversos impactos, e um deles é o impacto emocional! É comum ouvir relatos em atendimentos como ‘Não sei mais quem sou’, ‘ Perdi meu chão!’ ou ‘Não tenho mais vontade de viver’”, explica a psicóloga da Fundação Dorina, Rita Lobo.

Até o final do mês, a Fundação Dorina irá divulgar outros materiais em apoio ao Setembro Amarelo em seus canais internos e redes sociais.

Para saber mais sobre a campanha, acesse www.setembroamarelo.org.br/

Fonte: Fundação Dorina