Notícias das Associadas

Os desafios de ser gestor

not 04 10 2018 6

Investir em gestão é garantia de resolução mais rápida de problemas, melhor desempenho profissional e um ambiente corporativo mais saudável. Engana-se quem pensa que esse investimento deve vir apenas de quem já está no comando. A liderança de uma equipe, por exemplo, pode ser assumida por qualquer colaborador em algum momento. É preciso estar preparado. Mas como chegar a excelência na gestão?

As formações em gestão solucionam equívocos nas empresas, destaca Ana Cristina Barros, coordenadora executiva do Instituto Albanisa Sarasate (IAS). “Muitas vezes o melhor vendedor é promovido para ser gerente, mas nem sempre o melhor vendedor vai ser um excelente gerente. Isso porque são perfis diferentes, necessitam de habilidades e competências diferentes”, diz.

Ela cita como competências de um bom gestor: a capacidade de gerir e administrar conflitos, gostar de gente, além de entender que ele é o estímulo e exemplo da equipe. “Muitas vezes ele conhece a especialidade de atuação dele, mas falta a visão do todo. Por exemplo, ele é gerente de finanças, mas não tem ideia do que acontece no setor comercial. Tem que entender, saber quais as estratégias da empresa, o que a empresa vende, como o estoque funciona. Uma visão integrada do negócio para ter um melhor desempenho”.

As 4 competências de um bom gestor
  • Liderança: O gestor que é um líder consegue que a equipe seja muito mais produtiva, gere mais resultados. O perfil de líder é o que conhece cada um da equipe para tirar o que tem de melhor deles. E a liderança não está só na figura do gestor. É importante que todo mundo desenvolva essa competência porque em algum momento você pode liderar uma equipe.
  • Capacidade de feedback: Ele precisa entender como se comunicar com cada uma das pessoas da equipe. É importante que o gestor imediato saiba dar e receber feedback dos colaboradores, dizer em que eles precisam melhorar. O bom gestor é quem sabe a forma de falar e como ser estimulante para os indivíduos.
  • Delegação e autoridade: Um gestor tem de entender que a pessoa vai fazer as tarefas que foram delegadas a ela do jeito dela. Essa pessoa não é uma replicação do gestor, ela tem outra forma de desempenho e ritmo. Pode ser que o resultado não seja da forma que o gestor desejava, mas tem de entender que é um processo de desenvolvimento da equipe.
  • Equilíbrio emocional: O gestor tem de entender que em cada cabeça da equipe há um mundo de valores, crenças e costumes diferentes, e que vai gerar um comportamento diferente de quem está ao lado dele. Quando você se sente motivado e estimulado, você tem mais adrenalina e brilho no olho. Por outro lado, também existe raiva, inveja e vingança. Por isso é importante trabalhar o seu equilíbrio emocional e o dos seus colaboradores.
Parceria

Justamente pensando no desenvolvimento e capacitação de profissionais, o Instituto Albanisa Sarasate (IAS) e a Fundação Vanzolini firmaram recentemente uma parceria que busca a integração entre os mais modernos conceitos de educação executiva e os ambientes corporativos, oportunizando cursos, treinamentos e soluções educacionais efetivas para a realidade competitiva do mercado atual. O acordo entre as instituições possibilita dar mais um passo para o desafio de manter a educação como tema principal no Ceará e nas demais regiões do Nordeste.

Método Scrum

Outra tendência de solução de problemas na empresa é o Scrum, metodologia que promete reduzir em até 70% o período de execução de projetos. Além da agilidade, o método deixa de lado a burocracia. “As pessoas gastam muito com problemas internos, geração de documentos, comunicação, recursos humanos e esquece o que o cliente precisa. Com o Scrum, a empresa quebra os projetos em pedaços menores, fazendo um controle mais técnico, realmente solucionando aquilo que importa”, explica Alexander Terra, gerente de educação da Fundação Vanzolini. “É um método mais amplo que o Sprint, método imersivo desenvolvido pelo Google para a solução de problemas, por exemplo, que é mais pontual”, completa.

Fonte: Fundação Vanzolini