Notícias das Associadas

Primeiro evento da Fundação Vanzolini discute o futuro do relacionamento entre corporações e startups no inovaBra

not 24 10 2018 4

Com o auditório cheio, especialistas apresentaram experiências de como ampliar e unificar ideias inovadoras de sucesso no ambiente corporativo

Noite de aprendizado e troca de experiências nessa segunda-feira, dia 15 de outubro, no espaço do inovaBra. A Fundação Vanzolini inaugurou a nova parceria com um bate-papo de especialistas sobre como as grandes corporações e indústrias podem ser beneficiar e aprender com as inovações das startups, seja para o desenvolvimento conjunto de novos projetos ou na incorporação dos processos ágeis de gestão utilizados por elas.

Ligada à Engenharia de Produção da Poli USP, a Fundação Vanzolini foi representada pelo professor e mediador Marcelo Nakagawa (inovaBra e Fundação Vanzolini), enquanto os palestrantes convidados Anderson Gomes da Youse Seguros e Gustavo Oliveira, diretor de Design na Visa, discutiram o cenário, compartilharam experiências e suas ideias sobre como ampliar a sinergia entre empresas e startups, e ainda responderam aos questionamentos do público presente.

Durante a abertura do evento, o professor Roberto Marx, declara que “nos 51 anos de existência, a Fundação Vanzolini sempre atuou com empresas consolidadas, e agora traz suas experiências para o mundo do empreendedorismo das startups”.

O mediador do evento, professor Marcelo Nakagawa, diz que: “é importante definir o que é inovação para a empresa, pois a maioria não tem indicadores de metas para isso. Grande empresa também precisa de parâmetros”.

Ex-aluna da Vanzolini, a advogada Tatiana Suto, 38 anos, diz que veio ao evento para conhecer mais sobre o assunto. “Eu vim para conhecer, porque estou pensando em migrar para esta área. Achei muito interessante o evento, principalmente porque os palestrantes trouxeram ideias sobre o trabalho deles na área de cartões, com a Visa, e da Youse com seguros e com a Caixa Econômica. Como eu trabalho no Banco do Brasil e eles apresentaram suas experiências isto para mim é importante, porque assim posso levar novas ideias para o meu trabalho e com mais consistência. Eu já fui aluna da Vanzolini, no curso de Gestão de Projetos e gostei muito deste evento no inovaBra”.

O engenheiro de produção, Filipi Tieppo Bárbaro, 29 anos, revela que o evento é importante para sua linha de pesquisa no mestrado. “Recebi o e-mail com o convite. E como a minha linha de pesquisa é o relacionamento entre empresas estabelecidas e startups resolvi participar. Achei sensacional, já acompanhei outras palestras vinculadas ao tema, mas o prof. Nakagawa tem conhecimento aprofundado sobre o assunto e traz isso de forma prática. Os professores da Vanzolini incentivam bastante esta troca de experiências. Já em 2014 falavam de startups e dos desafios de se desenvolver novas ideias neste mercado. E a gente vê que a instituição tem bastante conexão com o quê o mercado está praticando. Cada vez mais, os temas estão surgindo rapidamente e a Vanzolini acompanha isso de forma ágil. Isto é muito importante, porque você tem a oportunidade de se atualizar e, por ser gratuito, permite que mais pessoas tenham acesso e possam difundir este conhecimento empreendedor no ecossistema brasileiro”.

A perspectiva da Fundação Vanzolini é realizar encontros periódicos no espaço do inovaBra, sobre como as grandes corporações e indústrias podem ser beneficiar e aprender com as inovações das startups.

Saiba mais sobre os palestrantes desta edição:

Marcelo Nakagawa é professor na Fundação Vanzolini e membro do conselho da Anjos do Brasil e da Artemísia Negócios Sociais. É colunista da revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios e do Estadão PME, além de ser colaborador da Exame PME. Também atua como consultor de empreendedorismo no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC) e no Bradesco.

Anderson Gomes é head de design na insurtech Youse. Apaixonado por métodos de design, graduou-se duas vezes na área (Design Gráfico e Artes Gráficas) e cursou três pós-graduações (Design de Interação, Design Centrado no Usuário e Gestão de Liderança). Foi pesquisador do Instituto Faber Ludens e liderou a guilda de design da fintech ContaAzul, onde desenvolveu técnicas de coaching, avaliação e escalabilidade de times em startups. Mentor de mais de 10 startup weekends.

Gustavo Oliveira é diretor de Design na Visa, com mais de 15 anos de experiência em projetos de design e inovação. Neste tempo, liderou projetos nos segmentos de varejo, saúde, agroindústria, financeiro, educacional, RH e no terceiro setor, além de redesenhar serviços de atendimento e eventos. Foi Head de Design e Inovação do UX Lab da TOTVS, área responsável pela disseminação da cultura de inovação centrada no ser humano, onde foi responsável diretamente por sua implantação. Especialista em facilitação de oficinas de co-criação, Design Thinking e Business Design. Estudou Design Multimídia na Escola Panamericana de Artes e Jogos digitais no SENAC.

not 24 10 2018 3

Fonte: Fundação Vanzolini