Notícias das Associadas

Fundação José Luiz Egydio Setúbal firma parceria com Universidade da Espanha

not 15 01 2019 4

A Fundação José Luiz Egydio Setubal (FJLES), por meio do Instituto de Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil (PENSI) e a Universidade de Murcia, na Espanha, acabam de firmar um Acordo de Parceria ou Cooperação para a promoção e prevenção de saúde infantil e desenvolvimento de pesquisas e ensino sobre doenças em pediatria.

O protocolo foi assinado pelo Dr. José Luiz Setúbal, Presidente da FJLES e Vice-Presidente do Instituto PENSI e pelo Prof. Dr. José Luján Alcaraz, Reitor Magnífico da Universidade de Múrcia, após intermediação pelo Vice-Reitor das Ciências da Saúde da Universidade de Murcia, Prof. Dr. Luis García-Marcos Álvarez, que participou do Simpósio sobre Doenças Respiratórias e Imunológicas durante o 4º Congresso Internacional Sabará de Saúde Infantil, realizado em São Paulo, discorrendo sobre os fatores ambientais e genéticos que predispõe à asma na infância.

O objeto principal desta parceria é estabelecer canais para a realização de atividades de consultoria, pesquisa, treinamento ou outras atividades que beneficiem ambas as partes. Esta colaboração hispano-brasileira preserva os princípios comuns às instituições envolvidas que transitam pela participação, interdisciplinaridade e pluralismo, buscando promover a relação com o entorno regional, nacional e internacional.

O foco das atividades será o desenvolvimento de estudos e pesquisas sobre agravos à saúde infantil que possam contribuir para melhorias nas políticas públicas e impactar ações de promoção, prevenção, gestão de serviços de saúde, bem como, programas de divulgação e conscientização social. Além disso, pretende-se estabelecer um intercâmbio bilateral entre estudantes, profissionais da saúde e de outras áreas, por meio de programas educacionais, atualização científica e tecnológica e projetos incentivados pelas entidades.

Esta cooperação internacional está alinhada com a missão da FJLES de estabelecer estratégias para produção e disseminação do conhecimento em saúde infantil.

Fonte: Hospital Infantil Sabará