Notícias das Associadas

Congresso internacional do A.C.Camargo, discutirá convergência no tratamento do câncer

not 28 03 2019 1

De 16 a 18 de maio, especialistas nacionais e internacionais irão trazer os mais recentes avanços da oncologia para o Brasil

O Next Frontiers to Cure Cancer, congresso científico que reúne anualmente em São Paulo especialistas das principais instituições oncológicas internacionais e nacionais, escolheu este ano Convergência – O Futuro da Oncologia como tema central de seus debates. Organizado pelo A.C.Camargo Cancer Center o encontro promoverá um amplo debate sobre as experiências mais atuais e inovadoras sob esse novo conceito que integra conhecimentos de diferentes áreas em benefício do paciente oncológico. Ao todo, mais de 200 palestrantes do Brasil, Canadá, Estados Unidos, França e Israel vão mostrar como as Ciências Exatas têm contribuído para a busca de soluções ao se integrar com as Ciências da Vida. São esperados dois mil inscritos nesta 4ª edição do evento, de 16 a 18 de maio no WTC, em São Paulo. As inscrições e o envio dos trabalhos podem ser feitos até 16 de abril pelo site

“A inteligência artificial, o Big Data, os novos modelos computacionais e seu uso no tratamento oncológico estarão no centro dos debates”, afirma o cirurgião oncológico Ademar Lopes, vice-presidente do A.C.Camargo e presidente do Congresso. Para ele, a Convergência deve representar uma revolução na ciência. “Em Oncologia, a Convergência se anuncia como uma poderosa abordagem, que deve mudar os rumos do tratamento do câncer”, vislumbra.

A programação terá início no dia 16 de maio com o Pre-Annual Meeting, que terá salas simultâneas discutindo avaliação de resposta tumoral, avanços em carcinoma renal, conceitos atuais e fundamentais da Oncologia Molecular, câncer em adolescentes e adultos, oncogeriatria, manejo multidisciplinar da paciente com câncer de mama, tumores neuroendócrinos e tumores vasculares. Já nos dias 17 e 18, o Next Frontiers contará com salas simultâneas voltadas para Ginecologia, Inovações Tecnológicas, Pesquisa Básica e Translacional, Mastologia, Músculo Esquelético, TGI alto, TGI baixo e Urologia.

O destaque da programação do Next Frontiers to Cure Cancer fica por conta da conferência magna do bioquímico Yosef Yarden, do Departamento de Regulação Biológica do Weizmann Institute of Science, de Israel. Yosef traçará o cenário atual da Oncologia, com olhos para o futuro, incluindo a potencial contribuição da Convergência para beneficiar o paciente oncológico.

Dentre os exemplos práticos da contribuição da Convergência, a química brasileira Lívia Eberlin, da University of Texas, falará como desenvolveu a caneta que toca o tecido tumoral e é capaz de identificar células tumorais em poucos segundos. Trata-se da MasSpec Pen que, conectada a um espectrômetro de massa, analisa a massa do tecido, como se tirasse a impressão digital do tumor. Seus resultados estão publicados na Science Translational Medicine, e ainda venceu um Prêmio da MacArthur Foundation.

Dentre os convidados internacionais confirmados estão a cirurgiã oncológica especializada em sarcomas e tumores abdominais, Sylvie Bonvalot e a biopatologista, especialista em genética molecular e celular em Oncologia, Anne Vincente-Salomon, ambas do Institute Curie (França); o biólogo, especialista em heterogeneidade tumoral e medicina de precisão do Mount Sinai Health System (EUA), Paz Polak; o cirurgião oncológico do departamento de Ginecologia do Chefarzt bei Marienhospital Bottrop (Alemanha), Hans-Christian Kolberg; o oncologista, especializado em tumores geniturinários, do City of Hope Comprehensive Cancer Center (EUA), Sumantha Pal e também o oncologista geniturinário Eric Jonasch, do MD Anderson Cancer Center.

Parceiro do A.C.Camargo, o Princess Margaret Cancer Center, do Canadá, estará representado na programação por nomes como Tracy Mcgaha, cientista sênior focado em estudos sobre resposta imunológica do paciente oncológico; Thomas Kislinger, cientista sênior, bioquímico, focado em biologia tumoral, espectometria de massas e proteômica; Hanse He, cientista responsável pelo laboratório de regulação epigenética no desenvolvimento do câncer e Eitan Amir, oncologista clínico com atuação no desenvolvimento e avaliação da toxidade de medicamentos contra câncer de mama. Da América do Sul, o especialista em tumores urológicos, Ignácio Pablo Tobia e o cirurgião de tumores abdominais que falará sobre câncer de via biliar, Juan Pekolj, ambos do Hospital Italiano na Argentina, assim como Francisco Lopes-Kostner, da Clínica Las Condes, do Chile, especializado em câncer colorretal.

Para conferir a programação na íntegra, acesse o site oficial: http://nextfrontiers.com.br/

Fonte: A.C.Camargo