Notícias das Associadas

Dia Mundial da Saúde: Conheça histórias impactadas pela Fundação Abrinq

not 11 04 2019 1

No dia 7 de abril celebrou-se o Dia Mundial da Saúde, em comemoração à constituição da Organização Mundial da Saúde (OMS). A data visa conscientizar a população sobre a importância de manter o corpo e a mente saudáveis, sensibilizando-a para todos os aspectos envolvidos com a saúde das pessoas.

Apesar de ser um direito de todos, diversos cidadãos, em especial crianças e adolescentes, enfrentam muitos desafios para terem esse direito assegurado. Os dados da última Pesquisa Nacional de Saúde, realizada em 2013, mostram que somente 67,3% das crianças e dos adolescentes, de 0 a 17 anos, visitaram o médico e apenas 44% compareceram ao dentista.

Só em 2017, foram registrados 36.154 óbitos de bebês menores de 1 ano e 42.049 óbitos de crianças menores de 4 anos. Mais de 300 mil crianças, entre 0 e 5 anos, estavam em situação de obesidade e mais de 200 mil desnutridas. Em 2018, apenas 56% dos bebês receberam aleitamento materno exclusivo até os 6 meses, período crucial para o desenvolvimento da criança.

A Fundação Abrinq atua diariamente para minimizar problemas como estes e levar mais qualidade de vida para milhares de crianças e adolescentes em todo o Brasil. Confira algumas histórias de pessoas que foram diretamente impactadas pelas ações da Fundação:

João

Nadine

Marcelo

Thais 

Fontes: Ministério da Saúde (MS) / Sistema de Vigilância Sanitária (SVS) / Departamento de Atenção Básica (DAB) / Secretaria de Atenção à Saúde (SAS) / Departamento de Análise de Situação de Saúde (DASIS) / Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (SINASC) / Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) - Dados preliminares / Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional e Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI).

Fonte: Fundação Abrinq