Notícias das Associadas

Médico residente do A.C.Camargo conquista premiação na European Society for Medical Oncology (ESMO)

not 03 05 2019 2

Caso clínico apresentado pelo futuro oncologista, Rodrigo Taboada, conquistou o quinto lugar entre 80 inscritos

Um caso clínico do A.C.Camargo Cancer Center liderado pelo Dr. Marcelo Corassa e pelo residente de oncologia clínica, Dr. Rodrigo Taboada, foi escolhido um dos cinco melhores cases pela European Society for Medical Oncology (ESMO) durante o Masterclass in Clinical Oncology (3 -7 abril, Lima, Peru).

O Masterclass América Latina é um evento organizado pela ESMO que reúne, anualmente, renomados oncologistas da entidade e oncologistas recém-formados da região. Para participar, o médico tem que enviar uma apresentação com um caso clínico, que será avaliado numa pré-seleção por uma comissão julgadora.

Mesmo sendo um evento para oncologistas em início de carreira, o A.C.Camargo marca presença com médicos residentes do terceiro ano. Nesta edição, quatro futuros oncologistas clínicos foram selecionados: além de Rodrigo Taboada, Natasha Pandolfi, Fernanda Alves e Augusto Canguçu.

Os quatro residentes tiveram todos os custos pagos pela ESMO para participarem de cinco dias intensos de aprofundamento técnico em Oncologia Clínica. “Ficamos surpresos com a qualidade dos palestrantes e da organização. Foi uma oportunidade única para interagirmos com colegas da América Latina, com suas respectivas dificuldades e soluções para o tratamento oncológico”, conta o residente Rodrigo Taboada.

Ao final do evento foram eleitas as cinco melhores apresentações dentre os 80 inscritos. Dos cinco primeiros, os únicos representantes do Brasil foram o Dr. Rodrigo e o Dr. Carlos Stecca, que formou-se em Oncologia Clínica pelo A.C.Camargo há um ano.

O case clínico apresentado por Rodrigo mostrou a consolidação do modelo cancer center com total foco do paciente. O relato clínico abordou um paciente com câncer de pulmão, que foi submetido a diversas terapias como quimioterapia, radioterapia e imunoterapia. “O empenho da equipe multidisciplinar foi muito importante. Para este paciente, realizamos três sessões de tumor boards, que são reuniões multidisciplinares com diversos especialistas para discutir a melhor conduta terapêutica para casos complexos de câncer”, conta Dr. Rodrigo.

Para o paciente, os tumor boards possuem inúmeros benefícios como rapidez na condução do tratamento, clareza na decisão a ser tomada e segurança. O paciente sabe que seu caso foi avaliado por um grupo de profissionais que, com base em evidências científicas, está recomendando a melhor opção de cuidados.

Para saber mais sobre Tumor Boards, clique aqui.

Fonte: A.C.Camargo