Notícias das Associadas

Fundação Abrinq amplia escola municipal e ajuda a diminuir a alta demanda de vagas em Pacaraima - RR

not 03 05 2019 4

A Fundação Abrinq inaugurou na última semana uma sala e a brinquedoteca da Escola Municipal Alcides da Conceição Lima, em Pacaraima (RR), que atende 563 crianças de 4 a 11 anos.

A sala de aula, antes um espaço ocioso usado como depósito, proporcionará a ampliação do atendimento da escola para 25 crianças de 3 anos e contribuirá com a diminuição da alta demanda de vagas enfrentada pelo município, após o aumento do fluxo imigratório devido à pior crise econômica da história da Venezuela, que repercutiu diretamente nas escolas do estado, assegurando o direito à educação para crianças que, antes, ficariam na fila de espera da única creche existente na cidade.

“Devido à situação complicada que estamos enfrentando com a fronteira da Venezuela, com o fluxo de imigração, a nossa demanda de alunos quase triplicou nesses últimos dois anos. Essa sala além de atender as crianças de 3 anos, possibilitará mais 25 alunos em sala de aula. É uma sala a mais, porque realmente a situação aqui está muito complicada”, afirma Amauri Almeida, diretor da Escola Municipal Alcides da Conceição Almeida.

Já a Brinquedoteca ganhou cores e brinquedos novos, tornou-se uma sala multiuso e um espaço seguro, no qual os alunos podem aproveitar com muito mais diversão e aprendizado. O local foi construído com o objetivo de fortalecer a resiliência e o bem-estar de crianças abrigadas em situações de emergência ou catástrofe.

“É uma alegria poder contribuir para que mais crianças tenham seus direitos garantidos, como o acesso à educação. A Fundação Abrinq trabalha para as crianças que estão no Brasil e independentemente de sua origem faremos muito mais com o apoio da sociedade e de doadores”, afirma Victor Graça, gerente executivo da Fundação Abrinq.

Veja o antes e o depois

not 03 05 2019 6

Fundação Abrinq amplia escola municipal e ajuda a diminuir a alta demanda de vagas em Pacaraima (RR)

A inauguração dos espaços aconteceu na última quarta-feira (24) e contou com uma apresentação de dança realizada pelas crianças da Educação Infantil para os pais, alunos, professores e todos os que estavam presentes no dia.

A reforma — realizada por meio do Programa Creche para Todas as Crianças, da Fundação Abrinq, com o patrocínio da Embaixada da Irlanda — durou seis meses e contou com o apoio de diversas Empresas Amigas da Criança, que se mobilizaram e doaram materiais e recursos financeiros. Confira quais são:

• Aw Faber-Castell S/A;
• Caixa Mágica Brinquedos;
• DSM Produtos Nutricionais Brasil S/A;
• Fast Printer Cartuchos e Toners;
• Guaraniplast Indústria de Embalagens Ltda;
• Laboratório Beneficente de Belém;
• Plena Saúde Ltda.

“Esse material que recebemos é de primeira qualidade. Com certeza vai facilitar muito a vida dos professores e a aprendizagem das crianças. Vai ser perfeito para a parte pedagógica”, completa Almeida.

Fonte: Fundação Abrinq