Notícias das Associadas

V Semana de Enfermagem: ''Quem Cuida Não Pode Mais Esperar: Um Caminho Para a Transformação''

not 30 05 2019 11

De 14 a 17 de maio, o curso de Enfermagem da FHO realizou a 5ª edição da Semana de Enfermagem, com a presença de alunos, professores e profissionais da área. Este ano, o evento teve como tema "Quem Cuida Não Pode Mais Esperar: Um Caminho Para a Transformação", visando ampliar os espaços de discussão e reflexão sobre temáticas que transitam, desde a busca pelo Piso salarial até a problemática do ensino à distância em Enfermagem.

O evento teve início com atividades culturais: o "Clube Literário da Enfermagem 2019 - Livro: "O Pequeno Príncipe", apresentado pela Profª. Dra. Clarice Santana Milagres; o "Cine Enfermagem FHO - Filme: Tempos de Guerra", apresentado pela Profª Dra. Jaira Lopes Brandão Crepschi e a "1ª Caminhada da Enfermagem FHO", que levou alunos e professores do curso até o Parque Ecológico Municipal de Araras "Gilberto Rüegger Ometto".

A abertura oficial, contou com a presença e a palavra do Reitor da FHO, Prof. Dr. José Antonio Mendes e do Coordenador do curso de Enfermagem, Prof. Me. Antonio Francisco Peripato Filho, seguida da apresentação do documentário produzido pelos alunos do curso "A identidade do enfermeiro pela ótica de graduandos de enfermagem" e da palestra "Piso Salarial e 30 horas: O gigante da Enfermagem", ministrada pelo Diretor de Enfermagem na Unidade de Serviços Avançados e Ex-conselheiro do COREN-SP (2012 a 2017), Esp. Marcel Willan Lobato.

Ao longo do dia, a programação trouxe temas atuais e de grande relevância para a formação e atuação profissional do enfermeiro, com as palestras:

"O adoecimento dos profissionais de Enfermagem: precisamos falar a respeito", ministrada pela Profª Dra. Sonia Regina Zerbetto, Membro da Diretoria do Dept. Científico de Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental - DEPSM da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn).

"Enfermagem: uma profissão que cuida da vida, pode ser ensinada a distância?", ministrada pela Ma. Fernanda Maria de Miranda, enfermeira de Educação Permanente da Unimed São Carlos e membro do NEPEGIEnf/UFSCar e do GFST/UFSCar.

"Não descuide de quem cuida: contra a violência ao profissional da Enfermagem", ministrada pelo Prof. Dr. Mauro Antonio Pires Dias da Silva, ex-presidente da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn/SP) e do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (COREN/SP).

Fonte: FHO