Notícias das Associadas

Projeto reconhecido pela Fundação Abrinq reduz em 25% a gravidez na adolescência em bairro de Vitória (ES)

not 10 06 2019 1

Idealizado e protagonizado pela psicóloga Alana Pereira Rodrigues e pela assistente social Denise Bussú Lima, desde 2015, o Projeto Direto ao Ponto tem levado orientações sobre saúde, sexo e sexualidade aos adolescentes de escolas assistidas pela Unidade de Saúde da Família Grande Vitória, que atende os bairros de Inhanguetá, Estrelinha, Universitário e Grande Vitória, um dos territórios mais vulneráveis de Vitória (ES).

O Projeto surgiu da iniciativa desenvolvida por Alana e Denise, ao trabalharem em uma escola do território com uma caixa de perguntas anônimas que variavam desde aspectos de higiene básica e íntima, passando por preocupações, efeitos da puberdade, menstruação, métodos de prevenção de IST’s (Infecções Sexualmente Transmissíveis) e gravidez. Ao invés de levarem uma palestra de maneira hierarquizada e utilizando termos técnicos, que não pertenciam ao cotidiano dos adolescentes, as profissionais decidiram atuar com a educação popular, diferenciada e mais próxima aos munícipes.

“Além de toda a orientação, o Projeto também tem uma faceta de proteção, pois em muitos casos vimos que a violência sexual estava presente no dia-a-dia dos jovens”, afirma Denise Bussú, assistente social do Projeto.

A estratégia bem-sucedida foi replicada e ampliada para as turmas do 8º e 9º ano do ensino fundamental de mais duas escolas da capital capixaba. A partir de 2017, o Projeto passou a atender mais de 400 adolescentes em três escolas do território e deu início a uma ação chamada Rolezinho: um sábado aberto exclusivamente aos adolescentes na Unidade de Saúde da Família Grande Vitória. No Rolezinho, os adolescentes têm uma manhã de acesso a consultas médica e de enfermagem, atendimento odontológico, vacinas, dispensa de medicamentos, exames preventivos, testes rápidos de gravidez e sífilis, aferição de pressão, avaliação antropométrica, orientações sobre os efeitos do tabagismo, cortes de cabelo, oficinas de maquiagem, grafite e de tranças e turbantes, além de rodas de conversa com outros meninos e meninas.

not 10 06 2019 2

Roda de conversa Projeto Direto Ao Ponto


“Quando a Fundação Abrinq abriu as portas para participarmos dos seminários, pudemos conversar com outras pessoas sobre os assuntos e, assim, fomos crescendo junto com o Projeto”, completa Denise.

A boa prática foi descoberta e reconhecida pela Fundação Abrinq em 2018, por meio do Programa Prefeito Amigo da Criança (PPAC). A iniciativa garante a prioridade absoluta do direito dos adolescentes à saúde e apresenta resultados expressivos, tanto em termos de redução na gravidez na adolescência, como na promoção de uma relação de mais respeito e cuidado ao próprio corpo pelos adolescentes. Atualmente, a Fundação apoia o Projeto com suporte técnico, além de contribuir para sua disseminação e ampliação.

“Com o estudo dos números do Projeto chegou-se à conclusão que a adolescente que passa pelo Direto ao Ponto tem quatro vezes menos chances de engravidar de forma não intencional do que a garota que não passa”, revela Alana Rodrigues, psicóloga do Direto ao Ponto.

Os resultados da gestão municipal de Vitória alcançados pelo Projeto têm sido expressivos. No município de Vitória (ES), de 2016 a 2017, a prevalência de gravidez na adolescência foi reduzida em 4,77%. No território atendido pela Unidade de Saúde da Família Grande Vitória, onde é realizado, a redução foi de 25%, segundo dados do Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (SINASC). Dentre as 212 adolescentes que participaram do Projeto em 2016, apenas 2 engravidaram (prevalência de 0,95%), enquanto que as 815 adolescentes que não foram atendidas pela iniciativa, a prevalência de gravidez chegou a 4,17%. Em 2018, o Direto ao Ponto firmou uma parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, expandindo sua atuação junto ao Programa Projovem e o serviço de acolhimento institucional do município.

Em 2019, o Projeto tem como objetivo ampliar o escopo dos atendimentos nas escolas do ensino fundamental, passando a também atender adolescentes de uma escola do ensino médio próximo da Unidade Básica de Saúde.

Fone: Fundação Abrinq