Notícias das Associadas

Pesquisa do A.C.Camargo avalia tolerância de medicamentos em 430 mulheres idosas com câncer de mama

not 19 06 2019 2

Apresentado na ASCO 2019, o trabalho analisou a eficácia de tratamentos com Trastuzumab e Lapatinib

Um estudo desenvolvido por pesquisadores do A.C.Camargo, que foi apresentado em Chicago durante a sessão de pôsteres de Survivorship e Supportive Care da ASCO 2019, analisou a capacidade de tolerância de mulheres com câncer de mama para dois medicamentos.

Intitulado Treatment Completion and Toxicity of Trastuzumab or Trastuzumab plus Lapatinib in Older Patients in ALTTO (Conclusão do Tratamento e Toxicidade do Trastuzumab versus Trastuzumab + Lapatinib em Pacientes Idosas no estudo ALTTO), o projeto comparou como mulheres de diferentes faixas etárias toleraram os dois tratamentos testados no estudo global ALTTO – este, um outro estudo, amplo e internacional, conduzido em 1300 centros de aproximadamente 50 países e que envolveu 8 mil mulheres em 10 anos.

O processo

Como os dados do estudo global ALTTO ainda não foram apresentados, o oncologista clínico do A.C.Camargo, Noam Falbel Pondé, resolveu investigar esses tratamentos ao avaliar 4 mil mulheres, sendo 430 delas idosas. Um grupo usou Trastuzumab e o outro usou Trastuzumab + Lapatinib.

“Pela falta de estudos, essas drogas são usadas em idosas sem se ter muita noção se são seguras”, explica o doutor Noam. “Comparamos idosas com não idosas e um tratamento com o outro analisando dados sobre reduções de dose, interrupções no tratamento, capacidade de completar o tratamento e a incidência de efeitos colaterais”, acrescenta o médico.

Conclusões

Durante o tratamento, as pacientes analisadas receberam quimioterapia – seja sequencial com Trastuzumab ou Trastuzumab + Lapatinib, seja ao mesmo tempo, combinada com os medicamentos. Radioterapia não fazia parte do estudo, mas as pacientes passaram pelo procedimento quando os médicos consideraram recomendado.

“O uso da quimioterapia ao mesmo tempo com ambos os tratamentos piorou a tolerância com os medicamentos”, afirma Noam Falbel Pondé. “Outra conclusão de nosso estudo é que o Trastuzumab é bem tolerado, ao contrário do uso de Trastuzumab + Lapatinib, que são mal tolerados sobretudo por pacientes idosas.”, finaliza o especialista.

Fonte: A.C.Camargo