Notícias das Associadas

Fundação Abrinq realiza formação sobre musicalização com vencedoras do Prêmio Criança 2018

not 18 07 2019 1

As iniciativas vencedoras do Prêmio Criança 2018 participaram da formação sobre musicalização ministrada pela musicista, Tamara Stuchi, durante os meses de junho e julho. A ação oferecida pela Fundação Abrinq teve como objetivo aprimorar as práticas pedagógicas realizadas em cada uma das organizações e empresas, que contribuem com iniciativas inovadoras voltadas à Primeira Infância (da gestação até os seis anos de idade). Além de proporcionar a formação, a Fundação doou instrumentos musicais como pandeiro, triângulo e agogô, que poderão ser utilizados nas atividades cotidianas das crianças.

MUSICALIZAÇÃO: TEORIA E PRÁTICA

A profissional Tamara Stuchi mostrou a relevância da música na infância, exercendo um papel fundamental na construção da identidade da criança e no processo de desenvolvimento e aprimoramento da escuta. Princípios básicos da musicalização, como propriedades do som, altura, timbre, intensidade e duração, a música como agregadora da ampliação cultural, recurso de contação de história e forma de empoderamento também foram apresentados durante as formações. Rodas de música com cirandas, brincadeiras cantadas, massagem facial, aquecimento vocal, construção de instrumentos musicais, aprendizado teórico e avaliação enriqueceram ainda mais os exercícios propostos pela musicista.

“O objetivo da musicalização é proporcionar a vivência e o contato com os diferentes timbres, ritmos e sonoridades. Neste projeto, tentei passar o máximo de conteúdo básico sobre musicalização para que os instrumentos tivessem sentido na rotina dos profissionais das iniciativas/empresas e para que a música fosse trabalhada de uma maneira mais fácil, prática, lúdica e menos técnica com as crianças”, declara Tamara.

O som intrauterino e a importância da voz da mãe durante a gravidez foram assuntos abordados com profissionais do “Programa Gestação Segura”, desenvolvido pela empresa Prati-Donaduzzi, em Toledo (PR), que oferece cursos e orientação para gestantes e parturientes – colaboradoras da empresa e mulheres da comunidade.

Para a supervisora de Responsabilidade Social da Prati-Donaduzzi, Maria Rita Pozzebon, o encontro foi uma forma de fortalecer laços com a Fundação. “Essa formação contribuirá para melhorar as atividades realizadas com as nossas gestantes. A temática da musicoterapia na gestação ainda é um tema novo para nós, mas sabemos que, com certeza, trará benefícios às nossas futuras mamães”, afirma.

A iniciativa “Estratégias em Advocacy: Todos pela Infância”, da Casa Pequeno Davi, em João Pessoa (PB), recebeu uma proposta formativa de musicalização com a temática “A música: empoderamento musical e cultura na atualidade”. Por meio de uma dinâmica musical, a formação apresentou a música como um instrumento social e político. Na ação, foram trabalhados conceitos básicos e teóricos como a história da música. A interação ficou por conta do manuseio de instrumentos, com a formação de uma banda rítmica.

“Durante a formação na Casa Pequeno Davi, percebi a importância das questões do empoderamento cultural e do debate político, que devem ser trabalhadas fortemente com as famílias, crianças e até os bebês”, revela a musicista.

A última formação foi realizada em São Paulo (SP), no Instituto Fazendo História. Na ocasião, famílias acolhedoras das crianças, com até três anos de idade, que estão em processo de acompanhamento e retorno às famílias de origem, puderam conhecer a música como forma de motivação e fortalecimento dos vínculos entre família e bebês.

“Achei a proposta muito bacana, pois a música está no dia a dia de todas as crianças e é algo muito presente para nós do Instituto, até mesmo dentro das casas das famílias acolhedoras. Saber como tocar os instrumentos e utilizá-los para sensibilizar cada criança, de diferentes faixas etárias, foi nosso principal aprendizado”, afirma a psicóloga do Instituto Fazendo História, Júlia Teixeira.

not 18 07 2019 2

Fonte: Fundação Abrinq