Notícias das Associadas

Conheça o TrueBeam, um equipamento de alta tecnologia em radioterapia

not 25 07 2019 1

Esse acelerador linear de última geração permite tratar o paciente com menor grau de toxicidade e maior precisão.

O TrueBeam é um acelerador linear de alta precisão que vem acoplado com um equipamento que captura imagens, o Conebeam. Ou seja: a cada sessão de radioterapia é feita uma rápida tomografia, o que permite ao médico acompanhar se houve qualquer mínima alteração no paciente (perda ou ganho de líquidos, por exemplo).

“O médico pode fazer na hora da sessão mínimas correções antes de cada aplicação se for preciso, com toda segurança, e não precisa entrar na sala onde está o paciente, pois o equipamento possui uma mesa robotizada”, explica o Dr. Cassio Pellizzon, head do Departamento de Radioterapia do A.C.Camargo Cancer Center.

A maior vantagem do TrueBeam é o seu alto grau de automação e integração. O sistema oferece aos médicos ferramentas inteligentes para uma grande variedade de tratamentos.

O equipamento possui uma mesa robótica, que faz correções dos ângulos da aplicação, avisa se o paciente se movimentou levemente, entre outras funções, possibilitando maior flexibilidade para tratar cada caso.

“Essa tecnologia envolve muito mais o médico, vamos à mesa diariamente e do próprio console fazemos as alterações necessárias rapidamente. Além disso, com a visualização precisa do tumor e tecidos normais ao seu redor, em tempo real, podemos aumentar a dose de radiação por sessão, assim reduzindo o seu número, além de preservar ao máximo os tecidos saudáveis”, diz o doutor Cassio.

Fonte: A.C.Camargo