Notícias das Associadas

Alunos da FEI e do programa de dupla-diplomação ICAM-França apresentam artigo em Conferência Internacional na Irlanda

not 08 08 2019 2

Dois alunos do Centro Universitário FEI que fazem parte do programa de dupla-diplomação FEI-ICAM - Institute Catholique d’Arts et Métiers, França, participaram recentemente da FAIM 29th - Flexible Automation and Intelligent Manufacturing, realizada na Escola de Engenharia da Universidade de Limerick, na Irlanda, onde defenderam um artigo científico, considerado um dos eventos mais renomados relacionados ao tema.

Competindo com faculdades do mundo inteiro, inclusive algumas do Brasil, os alunos de Engenharia de Produção Kaio Jordan e Júlia Cassim Pinheiro realizaram um estudo sobre manufatura em um hospital da região de Ile-de-France, parceiro do Icam Paris-Sénart, que conta com 2.300 funcionários, 1.000 quartos e faz cerca de 101.000 consultas por ano com um budget de 187 milhões de euros por ano.

Segundo os alunos, o trabalho que deu vida ao artigo tinha como foco a otimização do estoque da farmácia, junto com o fluxo de distribuição dos medicamentos dentro do hospital. Desenvolvemos um software que acompanha de forma otimizada o consumo dos medicamentos do hospital que, em função dos históricos de consumo, cruzados com outros fatores locais e sociais possa sugerir, por meio de inteligência artificial, quais medicamentos devem ser comprados naquela semana e as quantidades. Com isso conseguimos ajudar a resolver um problema que o hospitar enfrentava que era uma suprlotação no estoque, que resultava em uma desordem em toda cadeia de fluxo de trabalho da farmácia e da distribuição dos medicamentos como consequência", explica Kaio.

Parabenizados pelos integrantes da conferencia por serem os únicos graduandos a chegarem na etapa final de publicação e apresentação, em meio a tantos pesquisadores, os alunos contam que foi uma experiência incrível poder participar de uma conferência de relevância internacional e ter a oportunidade de conhecer pessoalmente renomados pesquisadores, muitas deles citados em trabalhos e pesquisas desenvolvidas. “Mais do que os resultados obtidos e aprendizados, esse estudo realizado em um hospital da França também nos mostrou algumas similaridades com os problemas enfrentados no Brasil, e isso me abriu os olhos para enxergar as oportunidades que temos para melhorar o sistema de saúde brasileiro”, destacou Kaio.

FAIM é o principal fórum internacional para divulgação de pesquisas atuais sobre todos os aspectos de automação e manufatura, e destaca como os modelos e princípios teóricos sustentam a prática em um ambiente de produção. A conferência reuniu pesquisadores e profissionais da indústria e da academia especializados em automação, manufatura e outras disciplinas de engenharia relacionadas de todo o mundo. “Fomos o primeiro grupo a desenvolver as pesquisas com o auxílio do ICAM e, para nós, é uma alegria imensa representar a FEI em um evento internacional tão importante, pois mostra o quanto nós, alunos FEI estamos capacitados para estudar e desenvolver pesquisas em qualquer lugar do mundo”, conclui Kaio.

O Comitê Científico da FAIM formou um acordo com três dos principais editores de periódicos para artigos submetidos à conferência FAIM2019: - The internacional Journal of Computer Integrated Manufacturing, The internacional Journal of Advanced Manufacturing Tecnology e o The Journal Robotics and Computer-Integrated Manufacturing.

Fonte: FEI