Notícias das Associadas

Trabalho realizado no A.C.Camargo vence Congresso da Sociedade Espanhola de Medicina Bucal

not 15 08 2019 1

Material foi apresentado pelo doutor Fábio Alves, head do departamento de Estomatologia

O trabalho sobre o uso de Cloreto de Betanecol na prevenção da disfunção de glândulas salivares em pacientes submetidos a iodo radioativo foi realizado em parceria entre os departamentos de Estomatologia e Medicina Nuclear do A.C.Camargo Cancer Center, com a liderança da doutora Graziella Jaguar e do doutor Eduardo Nóbrega.

O material foi tema da dissertação do aluno Daniel Campanhã e apresentado no congresso da Sociedade Espanhola de Medicina Oral pelo doutor Fábio Alves, head do departamento de Estomatologia, e ganhou o primeiro lugar em pesquisa clínica.

Neste estudo foi possível demonstrar a eficácia do fármaco cloreto de betanecol na prevenção de sialoadenite (inflamação das glândulas salivares), associada ao iodo radioativo.

A iodoterapia

É o uso do iodo radioativo (iodo 131) como adjuvante no tratamento dos carcinomas diferenciados da glândula tireoide. A técnica tem como objetivo destruir as células cancerígenas restantes através da radiação emitida pelo iodo. Contudo, alguns efeitos colaterais podem causar muitos transtornos aos pacientes, sendo o principal deles a sialoadenite, uma inflamação das glândulas salivares que ficam inchadas e muito doloridas.

Participaram do estudo 50 pacientes, distribuídos em dois grupos: grupo betanecol e grupo placebo. Os indivíduos foram seguidos e avaliados nos dias “0” (antes da iodoterapia), “10”, “30” e “90” após a iodoterapia.

Como conclusão, o cloreto de betanecol foi eficaz na prevenção da boca seca, além de ter reduzido a sialoadenite, algo que causou importante impacto na qualidade de vida dos pacientes que fazem iodoterapia como adjuvante no tratamento do câncer de tireoide.

Fonte: A.C.Camargo