Notícias das Associadas

Encontro Paulista de Engenharia de Produção discute as inovações e as mudanças no mercado

not 09 09 2019 1

Evento contou com palestras, visitas técnicas e Café com Engenharia

Mercado de trabalho, inovação e tecnologia estiveramo na pauta das discussões do IV Encontro Paulista de Engenharia de Produção, realizado no Centro Universitário Eurípides de Marília – UNIVEM. O evento promovido pela Sociedade Paulista de Engenharia de Produção (SPEPRO), contou com palestras, visistas técnicas e com Café com Engenharia, com a participação do Pró-reitor de Inovação e Desenvolvimento Institucional do UNIVEM, Prof. Dr. Elvis Fusco e de empresas inovadoras de Marília, entre elas: Tá Pago, Consulta Azul; OrçaPá; PedFarma e Persys TI.

O tema “Startups, Inovação e Engenharia de Produção” foi escolhido devido aos ambientes de inovação existentes em Marília, capitaneados pelo próprio UNIVEM e que tem colocado a instituição de ensino e o município no radar de grandes empresas.

“Encontros como este fortalecem o papel da Engenharia de Produção na região e possibilita aos alunos e profissionais da área discutirem a inovação, a tecnologia e o empreendedorismo na área. Quando você tem a tecnologia, você precisa inovar”, afirmou o presidente da SPEPRO, Milton Vieira Júnior.

Conforme ressaltou a Vice-presidente da SPEPRO e Coordenadora do Curso de Engenharia de Produção do UNIVEM, Prof.ª Vânia Herrera, o Encontro é uma excelente oportunidade para que os estudantes, professores e profissionais da área internalizem a cultura da inovação e o espírito empreendedor necessários para que haja desenvolvimento tecnológico, tanto no âmbito regional como no nacional. “Esse é um ótimo momento para estudantes, professores e profissionais de Engenharia de Produção discutirem os novos rumos da Engenharia e sua interface com as novas formas de organização de empresas, sejam elas de serviços ou indústria”, afirmou.

Abrindo o evento, a Prof.ª da UFSCar e Coordenadora do Fórum Nacional dos Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia – FORTEC Região Sudeste, Dra. Ana Lúcia Vitale Torkomian, destacou a importância da tecnologia em todas as áreas do conhecimento, e o papel da instituição de ensino em fomentar os desafios apresentados pela indústria digital. “Hoje a inovação é a palavra de ordem tanto para as empresas serem competitivas, quanto para o País se manter soberano internacionalmente. Nesse ambiente, o Papel da Engenharia de Produção é fundamental, é ela que consegue conversar com área técnica necessária para a inovação, e com a área gerencial, para que essa empresa possa crescer e se consolidar”, disse.

De acordo com o Pró-reitor de Inovação e Desenvolvimento Institucional do UNIVEM, Prof. Elvis Fusco, o UNIVEM tem trazido para Marília grandes eventos provocando discussões e trazendo para a sociedade a importância dos ecossistema de inovação e das empresas digitais. “Hoje, todas as áreas são influenciadas pela Transformação Digital. Esse evento é a oportunidade dos nossos alunos entrarem em contato com essa realidade e com grandes profissionais da área”, ressaltou.

Ao sediar o do IV Encontro Paulista de Engenharia de Produção, o UNIVEM reforça seu processo de aprendizagem, aproximando os futuros profissionais da área, da realidade e das mudanças do mercado. “Esse é o momento em que os alunos se encontram com as inovações da sua área. Não basta a sala de aula, é preciso também que o mercado permeie essa ponta do processo de aprendizagem. Nesse sentido, o UNIVEM caminha a passos largos para trazer os processos inovadores para os alunos”, frisou a Pró-reitora Acadêmica do UNIVEM, Prof.ª Raquel Ferraroni Sanches.

“A sustentabilidade, a inovação e a tecnologia é a pauta que se coloca no dia a dia das empresas, do aprendizado, do ensino, é a vanguarda do que temos pela frente. O UNIVEM, como instituição de ensino, com liderança regional e até nacional, não poderia deixar de patrocinar, e de engajar-se em eventos dessa dimensão”, afirmou o vice-reitor do UNIVEM, Dr. Luiz Fernando Cardoso.

O evento contou com o apoio do UNIVEM, do Centro de Inovação Tecnológica de Marília e Centro Incubador de Empresas (CITec/CIEM), da MÚTUA, SPILTAG, RL Consultoria, Nui Eventos e Syndreams

Fonte: UNIVEM